Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22225
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação da atividade antimicrobiana do poli (acrilamida-co-dialildimetilamônio)
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Thaiany Melo da
Orientador: Abreu, Paula Alvarez
Coorientador: Amim Júnior, Jorge
Resumo: Os fungos e bactérias apresentam grande importância como agentes de diversos tipos de infecções, também são importantes para a indústria alimentícia e farmacêutica, ao contaminarem alimentos e produtos para a saúde, levando a perdas para esses setores industriais e quando não detectados através dos processos de controle de qualidade podem ser responsáveis por alergias e intoxicações. Por isso, tem se buscado novos antifúngicos e antibióticos ou mesmo materiais capazes de inibir o crescimento de microrganismos. Alguns polímeros têm sido pesquisados na busca por atividade contra fungos e bactérias com o objetivo de serem aplicados em tratamento de água, embalagens, processamento de comida e dispositivos médicos. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi testar a atividade antimicrobiana do polímero sintético poliacrilamida co-dialildimetilamônio (PAADDA) contra cepas de fungos filamentosos, leveduriformes e bactérias de grande relevância clínica e que podem ser também contaminantes. O polímero sintético foi caracterizado através da determinação de sua espessura, espectroscopia vibracional na região do infravermelho (FTIR-ATR), propriedade óptica e microscopia eletrônica de varredura (MEV), o que mostrou que o polímero era realmente o PAADDA, amorfo e homogêneo. Os testes da atividade antimicrobiana foram realizados com o polímero na sua forma de filme e na forma liquida a 5% e 10% de água, sendo inseridos em discos de 5 mm e colocados na placa contendo o meio de cultura Ágar Müller Hinton e o inóculo. As placas foram incubadas a 35ºC ou 37ºC por 48 h e a leitura foi realizada pela observação da formação de um halo de inibição do crescimento do micro-organismo e medida deste halo. Os resultados mostraram que o polímero na forma de filme inibiu o crescimento do fungo Candida tropicalis ATCC 28707. A descoberta da atividade antifúngica desse polímero pode trazer novas utilizações para ele, como sua incorporação a materiais nos quais seja importante a inibição do crescimento de micro-organismos.
Palavras-chave: Polímeros sintéticos
Poliacrilamida
Antifúngicos
Anti-Infecciosos
Synthetic polymers
Polyacrylamide
Antifungal agents
Anti-Infective agents
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Unidade produtora: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Thaiany Melo da. Avaliação da atividade antimicrobiana do poli (acrilamida-co-dialildimetilamônio). 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2015.
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TMSilva.pdf545.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.