Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22249
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Determinação simultânea de nevirapina, lamivudina e zidovudina em formulações farmacêuticas utilizando calibração multiderivada
Author(s)/Inventor(s): Gonçalves, Gustavo Melo
Advisor: Sangoi, Maximiliano da Silva
Abstract: Atualmente vem se fazendo necessário o desenvolvimento de novos fármacos e/ou associações entre eles, visando o aumento do conforto do paciente e o aumento da adesão do mesmo ao tratamento. No entanto, a segurança e a eficácia de tais medicamentos devem ser atestadas e asseguradas por meio de validações competentes e de acordo com as normas previamente estabelecidas pelos órgãos reguladores a fim de garantir a qualidade do mesmo. O método espectrofotométrico no UV foi escolhido por se apresentar como um método, rápido e preciso para análise simultânea de fármacos, especialmente quando auxiliado por ferramentas estatísticas e software. Sabe-se também que a falta de qualidade de um medicamento pode ocasionar sérios transtornos na saúde do paciente, tanto com um aumento da dose, quanto com a redução da mesma, visto isso, podemos notar a necessidade de ser realizado um controle de qualidade adequado. A falta de estudos para a determinação e validação da curva de absorção dessa associação de medicamentos faz-se necessário um estudo para tal desenvolvimento. O objetivo do trabalho foi determinar simultaneamente zidovudina, lamivudina e nevirapina em formas farmacêuticas a partir do desenvolvimento e validação de método espectrofotométrico com determinação por análise multivariada. O método desenvolvido com solução diluente etanol/água (1:1) possibilitou a determinação de zidovudina, lamivudina e nevirapina nos comprimentos de onda de 267 nm, 235 nm e 295 nm, respectivamente. A validação foi realizada conforme guias do ICH e ANVISA, avaliando os parâmetros de especificidade, linearidade, precisão, exatidão e robustez. O método foi considerado específico, sem interferência de excipientes das formulações; linear, com coeficientes de determinação superiores a 0,998; preciso e exato com desvio padrão relativo inferior a 1,96% e robusto nas condições avaliadas. O método espectrofotométrico validado permitiu o doseamento em formulações farmacêuticas contendo fármacos individuais ou em associações. Dessa forma, o método contribui para o desenvolvimento tecnológico das ciências farmacêuticas no Brasil no âmbito do controle de qualidade de medicamentos.
Keywords: Espectrofotometria
Controle de qualidade
Preparações farmacêuticas
Medicamentos
Spectrophotometry
Quality control
Pharmaceutical preparations
Drugs
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Production unit: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GONÇALVES, Gustavo Melo. Determinação simultânea de nevirapina, lamivudina e zidovudina em formulações farmacêuticas utilizando calibração multiderivada. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2016.
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GMGonçalves.pdf875.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.