Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22256
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Berner, Vanessa Oliveira Batista | - |
dc.contributor.author | Santos, Rebeca Luiz dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T15:54:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-23T03:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rebeca Luiz dos. Os direitos humanos nos grupos subalternizados: o direito à educação nas favelas do Rio de Janeiro: o caso da E.M. Bernardo de Vasconcellos. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22256 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
dc.subject | Favela | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Libertação | pt_BR |
dc.subject | Luta | pt_BR |
dc.subject | Dignidade | pt_BR |
dc.subject | Human Rights | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Liberation | pt_BR |
dc.subject | Fight | pt_BR |
dc.subject | Dignity | pt_BR |
dc.title | Os direitos humanos nos grupos subalternizados: o direito à educação nas favelas do Rio de Janeiro: o caso da E.M. Bernardo de Vasconcellos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1452471636248504 | pt_BR |
dc.description.resumo | Apesar da enorme gama de direitos fundamentais e humanos positivados na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e em tratados internacionais, ao observarmos a realidade dos grupos vulneráveis no Brasil podemos perceber que muitos direitos dentre eles o da educação não são vistos na realidade concreta das minorias. Vemos que as favelas do Rio de Janeiro são marcadas pela opressão, mas também veremos que nesses espaços há resistência e luta por dignidade. Dessa forma, o presente trabalho busca compreender se, e como é possível a concretização do direito à educação nas favelas, uma vez que entendemos esse direito como um instrumento para efetivação de outros direitos fundamentais. Faremos isso utilizando como base a teoria crítica dos direitos humanos, do autor Joaquín Herrera Flores e a teoria da pedagogia do oprimido, do autor Paulo Freire, analisando os projetos educacionais desenvolvidos na E.M. Bernardo de Vasconcellos visando observar se na prática dos moradores da favela a educação libertadora tem sido efetivada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RLSantos.pdf | 369.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.