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dc.contributor.advisorBerner, Vanessa Oliveira Batista-
dc.contributor.authorSantos, Rebeca Luiz dos-
dc.date.accessioned2023-12-21T15:54:34Z-
dc.date.available2023-12-23T03:00:20Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSANTOS, Rebeca Luiz dos. Os direitos humanos nos grupos subalternizados: o direito à educação nas favelas do Rio de Janeiro: o caso da E.M. Bernardo de Vasconcellos. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22256-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectFavelapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLibertaçãopt_BR
dc.subjectLutapt_BR
dc.subjectDignidadept_BR
dc.subjectHuman Rightspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectLiberationpt_BR
dc.subjectFightpt_BR
dc.subjectDignitypt_BR
dc.titleOs direitos humanos nos grupos subalternizados: o direito à educação nas favelas do Rio de Janeiro: o caso da E.M. Bernardo de Vasconcellospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1452471636248504pt_BR
dc.description.resumoApesar da enorme gama de direitos fundamentais e humanos positivados na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e em tratados internacionais, ao observarmos a realidade dos grupos vulneráveis no Brasil podemos perceber que muitos direitos dentre eles o da educação não são vistos na realidade concreta das minorias. Vemos que as favelas do Rio de Janeiro são marcadas pela opressão, mas também veremos que nesses espaços há resistência e luta por dignidade. Dessa forma, o presente trabalho busca compreender se, e como é possível a concretização do direito à educação nas favelas, uma vez que entendemos esse direito como um instrumento para efetivação de outros direitos fundamentais. Faremos isso utilizando como base a teoria crítica dos direitos humanos, do autor Joaquín Herrera Flores e a teoria da pedagogia do oprimido, do autor Paulo Freire, analisando os projetos educacionais desenvolvidos na E.M. Bernardo de Vasconcellos visando observar se na prática dos moradores da favela a educação libertadora tem sido efetivada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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