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http://hdl.handle.net/11422/2225
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cruz, Giseli Barreto da | - |
dc.contributor.author | Marinheiro, Josué de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-08T18:06:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:05Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-21 | - |
dc.identifier.citation | MARINHEIRO, Josué de Melo. A contribuição do PIBID para inserção docente em uma escola montessoriana. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2225 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Método Montessori | pt_BR |
dc.title | A contribuição do PIBID para a inserção docente em uma escola montessoriana | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5755499489661099 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Menezes, Danielle de Almeida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8496958658126216 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisa a contribuição da iniciação à docência através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para a inserção profissional docente em uma escola montessoriana. Tal análise visa identificar a existência de elementos que tenham feito parte do trabalho no projeto, os quais tenham auxiliado na inserção. Para alcançar este objetivo, traz como questões o modo como se desenvolve a docência em uma escola montessoriana, quais desafios o professor iniciante enfrenta nesta modalidade pedagógica e como a experiência obtida no PIBID pode ter favorecido o enfrentamento destes desafios de inserção. Parte-se da perspectiva teórico-metodológica de que a pesquisa da própria prática constitui uma potente estratégia de formação docente (ESTEBAN; ZACCUR, 2002; CRUZ, 2007). A pesquisa foi desenvolvida tanto por intermédio da elaboração do memorial de formação fundamentado por Silva et al (2016), quanto ao tratar da importância da escrita de si mesmo defendido por Flores (2010). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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