Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2225
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A contribuição do PIBID para a inserção docente em uma escola montessoriana
Author(s)/Inventor(s): Marinheiro, Josué de Melo
Advisor: Cruz, Giseli Barreto da
Abstract: Analisa a contribuição da iniciação à docência através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para a inserção profissional docente em uma escola montessoriana. Tal análise visa identificar a existência de elementos que tenham feito parte do trabalho no projeto, os quais tenham auxiliado na inserção. Para alcançar este objetivo, traz como questões o modo como se desenvolve a docência em uma escola montessoriana, quais desafios o professor iniciante enfrenta nesta modalidade pedagógica e como a experiência obtida no PIBID pode ter favorecido o enfrentamento destes desafios de inserção. Parte-se da perspectiva teórico-metodológica de que a pesquisa da própria prática constitui uma potente estratégia de formação docente (ESTEBAN; ZACCUR, 2002; CRUZ, 2007). A pesquisa foi desenvolvida tanto por intermédio da elaboração do memorial de formação fundamentado por Silva et al (2016), quanto ao tratar da importância da escrita de si mesmo defendido por Flores (2010).
Keywords: Formação de professores
Pedagogia
Método Montessori
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Dec-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MARINHEIRO, Josué de Melo. A contribuição do PIBID para inserção docente em uma escola montessoriana. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JMMarinheiro.pdf687.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.