Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22273
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJardim, Maria Helena Cautiero Horta-
dc.contributor.authorAraújo, Bruno Gavarra de-
dc.date.accessioned2023-12-26T15:55:36Z-
dc.date.available2023-12-28T03:00:16Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22273-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectMetodologias ativas de ensinopt_BR
dc.subjectRemoto teachingen
dc.subjectAclive teaching methodologiesen
dc.titleO ensino remoto no curso de ciência da computação durante a pandemia COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Silva, João Carlos Pereira da-
dc.contributor.referee1Rosseto, Silvana-
dc.contributor.referee2Valério, Juliana Vianna-
dc.description.resumoA pandemia da COVID-19 gerou uma necessidade de adaptações inéditas na educação brasileira. O processo de ensino-aprendizagem impôs aos discentes, docentes, funcionários das instituições e todos os demais envolvidos mudanças em um período curto de tempo. O ensino que antes era presencial passou a ser obrigatoriamente remoto, viabilizado pela utilização de recursos e ferramentas digitais de comunicação. Ao discente caberia reaprender a aprender e ao docente reaprender a ensinar. Este trabalho visa realizar um levantamento da percepção dos docentes e discentes do Instituto de Computação da UFRJsobre a experiência do ensino remoto, verificar proximidades das metodologias utilizadas por docentes para a operacionalização das aulas com metodologias ativas de ensino e realizar uma avaliação quantitativa do período remoto baseado em dados anonimizados de discentes e turmas do curso de Ciência da Computação, servindo como um registro histórico deste período. Verificou-se que o ensino remoto foi bem recebido pelos discentes em geral, que tiveram melhores resultados comparado ao ensino presencial, e que a maioria dos docentes tentou aproximar-se de características de Metodologias Ativas de Ensino apesar de não ser seus objetivos a utilização de uma destas metodologias de forma completa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BGAraújo.pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.