Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22273
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Jardim, Maria Helena Cautiero Horta | - |
dc.contributor.author | Araújo, Bruno Gavarra de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-26T15:55:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-28T03:00:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22273 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas de ensino | pt_BR |
dc.subject | Remoto teaching | en |
dc.subject | Aclive teaching methodologies | en |
dc.title | O ensino remoto no curso de ciência da computação durante a pandemia COVID-19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Silva, João Carlos Pereira da | - |
dc.contributor.referee1 | Rosseto, Silvana | - |
dc.contributor.referee2 | Valério, Juliana Vianna | - |
dc.description.resumo | A pandemia da COVID-19 gerou uma necessidade de adaptações inéditas na educação brasileira. O processo de ensino-aprendizagem impôs aos discentes, docentes, funcionários das instituições e todos os demais envolvidos mudanças em um período curto de tempo. O ensino que antes era presencial passou a ser obrigatoriamente remoto, viabilizado pela utilização de recursos e ferramentas digitais de comunicação. Ao discente caberia reaprender a aprender e ao docente reaprender a ensinar. Este trabalho visa realizar um levantamento da percepção dos docentes e discentes do Instituto de Computação da UFRJsobre a experiência do ensino remoto, verificar proximidades das metodologias utilizadas por docentes para a operacionalização das aulas com metodologias ativas de ensino e realizar uma avaliação quantitativa do período remoto baseado em dados anonimizados de discentes e turmas do curso de Ciência da Computação, servindo como um registro histórico deste período. Verificou-se que o ensino remoto foi bem recebido pelos discentes em geral, que tiveram melhores resultados comparado ao ensino presencial, e que a maioria dos docentes tentou aproximar-se de características de Metodologias Ativas de Ensino apesar de não ser seus objetivos a utilização de uma destas metodologias de forma completa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BGAraújo.pdf | 1.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.