Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22275| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | LLMs e IA generativa em jogos |
| Author(s)/Inventor(s): | Rolim, Fellipe Moreira |
| Advisor: | Xexéo, Geraldo Bonorino |
| Abstract: | Este trabalho explora a interseção entre a Inteligência Artificial (IA) e videogames, com foco especial em IA Generativa e Modelos de Linguagem Grandes (LLMs). O estudo abrange a evolução histórica da IA em jogos, uma análise aprofundada de Chatbots de IA (como o GPT-3) e LLMs, e a integração de Aprendizado de Máquina e IA Generativa nos jogos, destacando sua capacidade de se adaptar aos jogadores e proporcionar experiências personalizadas. A incursão na IA Generativa enfatiza seu papel inovador na criação de narrativas dinâmicas e experiências de jogo únicas. Esta pesquisa explora suas aplicações práticas, desde a personalização de diálogos até a geração de ambientes dinâmicos. A implementação prática de um "Simulador de TTRPG" demonstra como essas teorias podem ser aplicadas para criar uma experiência de jogo interativa e envolvente. As conclusões destacaram a transformação da IA de uma ferramenta reativa para uma proativa, moldando experiências mais ricas e desafiadoras. O estudo focou não apenas no estado atual da IA em videogames, mas também oferece um vislumbre de seus possíveis desenvolvimentos futuros. Considerações éticas também foram ressaltadas, sublinhando a importância de equilibrar essa inovação com preocupações sociais. Em síntese, o relacionamento entre IA e videogames está em constante evolução, prometendo transformar a forma como jogamos e desafiando fronteiras criativas. Este estudo oferece uma imersão abrangente nesse campo dinâmico, incentivando uma atenção contínua às futuras possibilidades e desafios instigantes. |
| Keywords: | Inteligência artificial Videogames Aprendizado de máquina Artificial intelligence Vídeo games Generative AI |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO |
| Production unit: | Instituto de Computação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 19-Dec-2023 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Ciência da Computação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| FMRolim.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.