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dc.contributor.advisorKilduff, Fernanda-
dc.contributor.authorAraujo, Hosana Santos de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-01-08T18:54:58Z-
dc.date.available2024-01-10T03:00:22Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.identifier.citationARAUJO, Hosana Santos de Oliveira. Sistema socioeducativo, adolescência e família: reflexões sobre o impacto das medidas socioeducativas na relação familiar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22286-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstatuto da criança e do adolescentept_BR
dc.subjectCriminalizaçãopt_BR
dc.subjectJovens negrospt_BR
dc.titleSistema socioeducativo, adolescência e família: reflexões sobre o impacto das medidas socioeducativas na relação familiarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Fernanda-
dc.contributor.referee2Sousa, Charles Toniolo de-
dc.description.resumoA presente pesquisa para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso na Graduação em Serviço Social (UFRJ), tem como objetivo geral analisar os impactos nas famílias que acompanham adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas através de um debate sobre a seletividade de raça e classe. Outrossim, busca refletir sobre as medidas executadas no estado do Rio de Janeiro a fim de comprovar as violações e descumprimento das normas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como também os impactos nos adolescentes e seus familiares. Adota-se o materialismo histórico-dialético enquanto referencial teórico metodológico para fundamentar as discussões presentes neste trabalho. A metodologia é fundamentalmente bibliográfica e documental, considerando as seguintes fontes consultadas: livros e capítulos, artigos em periódicos e revistas científicas, matérias jornalísticas, consultas a trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e dissertações de mestrado. Ao abordar o tema adolescência no Brasil reflete-se que, a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente, é estabelecido que há uma responsabilidade conjunta da família, sociedade e Estado para a garantia dos direitos desses adolescentes atentando-se a um crescimento livre de exploração, violência e discriminação a fim de que seja pactuado o pleno desenvolvimento desses sujeitos de direitos. Faz-se importante indagar a notável incoerência em atribuir à família que assegure que os direitos desses adolescentes sejam resguardados quando não há condições materiais previstas pelo Estado para que isso aconteça. Posto isso, ao se debater sobre medidas socioeducativas, há determinados pontos que devem ser observados como, além do próprio denominado socioeducando, o impacto do cumprimento de medidas dentro do âmbito familiar do adolescente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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