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dc.contributor.advisorPaschoalino, Jussara Bueno de Queiroz-
dc.contributor.authorSouza, Celeste da Costa-
dc.date.accessioned2024-01-08T19:59:37Z-
dc.date.available2024-01-10T03:00:22Z-
dc.date.issued2023-11-21-
dc.identifier.citationSOUZA, Celeste da Costa. Desafios na atuação de gestores de escolas municipais do Rio de Janeiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22290-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleDesafios na atuação de gestores de escolas municipais do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Allan de Carvalho-
dc.contributor.referee2Macedo, Jussara Marques de-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma análise sobre a atuação de gestores de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro para compreender os desafios do cargo. Este estudo partiu da hipótese de que os gestores escolares possuíam diversos desafios frente a sua atuação, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96 que estende o fazer docente com novas configurações e atribuições a eles. O trabalho foi dividido em quatro capítulos, todos apoiados em autores que abordaram a gestão escolar. Dentre os autores, destacamos: Paschoalino (2017), Lück (2000, 2009) e Paro (2003). Para a pesquisa, a metodologia utilizada fundamentou-se na pesquisa qualitativa, dada a complexidade da investigação proposta. O percurso metodológico escolhido foi através de um levantamento bibliográfico no site SciElo e no Periódico da CAPES, além de entrevistas semiestruturadas com gestores de escolas públicas no estado do Rio de Janeiro, localizadas na zona norte e zona sul. A partir das análises deste estudo os resultados evidenciaram quatro aspectos que tiveram concordâncias nas reflexões dos entrevistados, que foram: a constante necessidade de formação continuada desses profissionais, a importância da consulta pública para se inserir na função gestora, os desafios diante da educação inclusiva e, por fim, a reflexão sobre sintomas de adoecimento pela sobrecarga na atuação do cargo diretivo. Com esta pesquisa foi possível evidenciar que os gestores escolares estavam assoberbados diante das diversas demandas no cotidiano escolar, pois o cargo é complexo em diversas esferas. Por fim, compreendemos que este estudo pode colaborar na visibilidade e qualidade de trabalho desses profissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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