Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/22290
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Desafios na atuação de gestores de escolas municipais do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Souza, Celeste da Costa |
Orientador: | Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma análise sobre a atuação de gestores de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro para compreender os desafios do cargo. Este estudo partiu da hipótese de que os gestores escolares possuíam diversos desafios frente a sua atuação, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96 que estende o fazer docente com novas configurações e atribuições a eles. O trabalho foi dividido em quatro capítulos, todos apoiados em autores que abordaram a gestão escolar. Dentre os autores, destacamos: Paschoalino (2017), Lück (2000, 2009) e Paro (2003). Para a pesquisa, a metodologia utilizada fundamentou-se na pesquisa qualitativa, dada a complexidade da investigação proposta. O percurso metodológico escolhido foi através de um levantamento bibliográfico no site SciElo e no Periódico da CAPES, além de entrevistas semiestruturadas com gestores de escolas públicas no estado do Rio de Janeiro, localizadas na zona norte e zona sul. A partir das análises deste estudo os resultados evidenciaram quatro aspectos que tiveram concordâncias nas reflexões dos entrevistados, que foram: a constante necessidade de formação continuada desses profissionais, a importância da consulta pública para se inserir na função gestora, os desafios diante da educação inclusiva e, por fim, a reflexão sobre sintomas de adoecimento pela sobrecarga na atuação do cargo diretivo. Com esta pesquisa foi possível evidenciar que os gestores escolares estavam assoberbados diante das diversas demandas no cotidiano escolar, pois o cargo é complexo em diversas esferas. Por fim, compreendemos que este estudo pode colaborar na visibilidade e qualidade de trabalho desses profissionais. |
Palavras-chave: | Gestão escolar Educação Formação continuada |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 21-Nov-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SOUZA, Celeste da Costa. Desafios na atuação de gestores de escolas municipais do Rio de Janeiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CSouza.pdf | 506.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.