Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22291
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A importância do coordenador pedagógico no clima escolar na perspectiva dos professores
Author(s)/Inventor(s): Uchoa, Fernanda Anversi
Advisor: Moehlecke, Sabrina
Abstract: Atualmente, pesquisas na área de gestão escolar têm indicado a importância da coordenação pedagógica para o desenvolvimento do ensino dentro dos ambientes escolares e para a otimização dos processos diários, cuidando e administrando a área educativa, resultando na melhoria da qualidade da educação ofertada aos estudantes. Sendo assim, o intuito deste estudo foi de aprofundar o conhecimento de quais os papéis e as funções do coordenador pedagógico na escola e suas possíveis contribuições a este processo. A pesquisa foi realizada através de metodologias qualitativas e quantitativas, por meio de levantamento bibliográfico, documental e um estudo de campo, no qual foram identificados alguns dos papéis assumidos pela coordenação pedagógica e o modo como influenciam o clima escolar, gerando importantes reflexões no campo da gestão escolar. Como resultado, observou-se a importância do papel do coordenador pedagógico na gestão escolar e na criação de um clima escolar propício à aprendizagem, promovendo interações positivas e resolução de conflitos para o sucesso dos alunos.
Keywords: Coordenação pedagógica
Gestão escolar
Educação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 31-Oct-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: UCHOA, Fernanda Anversi. A importância do coordenador pedagógico no clima escolar na perspectiva dos professores. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FUchoa.pdf546.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.