Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22301
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os mecanismos de controle da força de trabalho através da institucionalização manicomial: a trajetória do Hospício Pedro II no Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Torres, Janaína Bossi
Orientador: Brettas, Tatiana
Resumo: O presente trabalho busca avaliar a contribuição da primeira instituição psiquiátrica do Brasil para o controle da força de trabalho. Os hospitais psiquiátricos originam-se no Brasil a partir de um trabalho ideológico racista de segregação total daqueles e daquelas que não cumprem um papel funcional para a roda do capital, sobretudo em um país de capitalismo dependente. A formação sócio-histórica de um país que passou por um longo processo de escravização e por diversos episódios de mudanças pelo alto, que em nada alteraram as estruturas postas, ratifica a institucionalização de um sistema manicomial. Neste processo, a cidade do Rio de Janeiro mostra-se como principal palco, sendo um importante centro econômico e social durante os anos em que a pesquisa se mantém (1852-1944). Temas como capitalismo dependente, questão social, eugenia e racismo nos ajudam a uma aproximação preliminar com o objeto de estudo.
Palavras-chave: Capitalismo
Raças
Trabalho
Classes sociais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 28-Dez-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: TORRES, Janaína Bossi. Os mecanismos de controle da força de trabalho através da institucionalização manicomial: a trajetória do Hospício Pedro II no Rio de Janeiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JTorres.pdf382.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.