Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2230
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMaia, Maria Vitória Campos Mamede-
dc.contributor.authorBonicenha, Laryssa Lestro-
dc.date.accessioned2017-06-08T19:03:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:05Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBONICENHA, Laryssa Lestro. Aprendendo a ensinar com arte-educação. 2017 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2230-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectPortfóliopt_BR
dc.titleAprendendo a ensinar com arte-educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0576323713492756pt_BR
dc.contributor.referee1Coimbra, Silvia-
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691pt_BR
dc.description.resumoAborda a arte e a criatividade como forma de ensino-aprendizado, expressão e de linguagem. A utilização dessa chamada arte-educação nos diversos locais de ensino é quase que escassa, uma vez que os docentes não possuem um real preparo nesse quesito e se deparam com a dificuldade de encontrar informação técnica sobre o assunto. Isso acontece devido à falta de valorização da arte nos ambientes escolares, tanto em sua forma artística estética, como também na forma de ferramenta verídica de ensino. Dessa forma, esta monografia abordará questões relacionadas à arte-educação e à maneira como esta deve ser inserida no cotidiano das salas de aula, independente do segmento, a fim de construir um desenvolvimento criativo juntamente ao intelectual. Neste trabalho vou analisar a construção do meu portfólio durante a disciplina de Arte-Educação no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Por meio de uma abordagem de pesquisa qualitativa, sigo a perspectiva de um relato de experiência associado ao olhar da fotoetnografia, uma vez que relato uma experiência pessoal da construção do portfólio através de fotos registradas do mesmopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LBonicenha.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.