Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2230
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Maia, Maria Vitória Campos Mamede | - |
dc.contributor.author | Bonicenha, Laryssa Lestro | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-08T19:03:55Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:05Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | BONICENHA, Laryssa Lestro. Aprendendo a ensinar com arte-educação. 2017 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2230 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte-educação | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Portfólio | pt_BR |
dc.title | Aprendendo a ensinar com arte-educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0576323713492756 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Coimbra, Silvia | - |
dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 | pt_BR |
dc.description.resumo | Aborda a arte e a criatividade como forma de ensino-aprendizado, expressão e de linguagem. A utilização dessa chamada arte-educação nos diversos locais de ensino é quase que escassa, uma vez que os docentes não possuem um real preparo nesse quesito e se deparam com a dificuldade de encontrar informação técnica sobre o assunto. Isso acontece devido à falta de valorização da arte nos ambientes escolares, tanto em sua forma artística estética, como também na forma de ferramenta verídica de ensino. Dessa forma, esta monografia abordará questões relacionadas à arte-educação e à maneira como esta deve ser inserida no cotidiano das salas de aula, independente do segmento, a fim de construir um desenvolvimento criativo juntamente ao intelectual. Neste trabalho vou analisar a construção do meu portfólio durante a disciplina de Arte-Educação no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Por meio de uma abordagem de pesquisa qualitativa, sigo a perspectiva de um relato de experiência associado ao olhar da fotoetnografia, uma vez que relato uma experiência pessoal da construção do portfólio através de fotos registradas do mesmo | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LBonicenha.pdf | 2.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.