Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2230
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Aprendendo a ensinar com arte-educação
Autor(es)/Inventor(es): Bonicenha, Laryssa Lestro
Orientador: Maia, Maria Vitória Campos Mamede
Resumo: Aborda a arte e a criatividade como forma de ensino-aprendizado, expressão e de linguagem. A utilização dessa chamada arte-educação nos diversos locais de ensino é quase que escassa, uma vez que os docentes não possuem um real preparo nesse quesito e se deparam com a dificuldade de encontrar informação técnica sobre o assunto. Isso acontece devido à falta de valorização da arte nos ambientes escolares, tanto em sua forma artística estética, como também na forma de ferramenta verídica de ensino. Dessa forma, esta monografia abordará questões relacionadas à arte-educação e à maneira como esta deve ser inserida no cotidiano das salas de aula, independente do segmento, a fim de construir um desenvolvimento criativo juntamente ao intelectual. Neste trabalho vou analisar a construção do meu portfólio durante a disciplina de Arte-Educação no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Por meio de uma abordagem de pesquisa qualitativa, sigo a perspectiva de um relato de experiência associado ao olhar da fotoetnografia, uma vez que relato uma experiência pessoal da construção do portfólio através de fotos registradas do mesmo
Palavras-chave: Arte-educação
Criatividade
Portfólio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BONICENHA, Laryssa Lestro. Aprendendo a ensinar com arte-educação. 2017 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBonicenha.pdf2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.