Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22310
Tipo: Livro
Título: Metodologias ativas na pós-graduação: escuta, curiosidade e amor
Título(s) alternativo(s): Active learning in graduate education: listening, curiosity and love
Outras contribuições: André, Ana Paula
Faganello, Cláucia Piccoli
Valentim, Igor Vinicius Lima
Amaral, Kelly Cebelia das Chagas do
Agripino, Najara Escarião
Sousa Júnior, Paulo de Tarso Xavier
Resumo: Como construir outro país, outra educação, outra universidade, se os mestres e doutores que formamos cursam inúmeras disciplinas que desperdiçam suas curiosidades e interesses? A educação universitária ainda é, muitas vezes, medieval. Tanto nos métodos quanto nas relações interpessoais. Os métodos educacionais utilizados em diversas disciplinas de Mestrado e Doutorado são baseados majoritariamente na ‘transmissão’ de conhecimentos e no tratamento de estudantes como ignorantes: uma educação bancária, como já alertava Paulo Freire. Este livro é fruto de uma aventura coletiva que teve início em uma disciplina de Pós-Graduação chamada Escuta, curiosidade e amor, lecionada a partir da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2022, aberta a estudantes de todo o Brasil, de maneira totalmente remota e baseada em métodos ativos de aprendizagem. A junção do modo remoto e síncrono com o fato de a disciplina ser baseada em métodos ativos, aberta para alunos de Mestrados e Doutorados do Brasil inteiro e atuantes em áreas do conhecimento muito distintas, potencializou trocas, encontros, pontes... Expandiu a universidade pública para além de seus muros! A utilização de métodos ativos buscou colocar o interesse e a dedicação dos estudantes no centro do processo educacional e fez com que a disciplina, desde seu início, fosse “mão na massa”. Cada estudante teve de produzir diversas atividades ao longo do semestre e, desde o primeiro encontro, começou a construir um trabalho final individual de tema livre, articulando ensino e pesquisa, e ligado aos seus interesses e curiosidades. Como a forma do trabalho final era livre, houve vídeos, performances, poemas, cartas, slides, minidocumentários, bem como textos acadêmicos ‘tradicionais’. Após o fim da disciplina, algumas pessoas demonstraram interesse em utilizarem seus trabalhos como matéria-prima para a construção de textos para serem compartilhados no formato de um livro. Um livro-ferramenta que, agora, se abre ao diálogo com o mundo. Os métodos educacionais nunca foram, não são e nunca serão, sozinhos, a solução mágica para todos os problemas da educação. Entretanto, quando são combinados métodos ativos, ensino remoto síncrono, ao vivo, com atividades baseadas nos interesses e desejos dos estudantes, a formação em mestrados e doutorados, pode, com algum otimismo, estimular os sonhos dos próprios estudantes e contribuir com outra educação e outra sociedade. Isso dá muito mais trabalho para todos, mas traz sentido, energia, compromisso social e, principalmente, alegria. Muitas vezes nos sentimos sozinhos. Nem sempre temos apoio institucional ou dos próprios colegas. Mas não estamos sozinhos. Precisamos nos conhecer, nos ouvir, nos ler, trocar experiências e construir mudanças em nossos cotidianos. Por menores que sejam, na direção dos mundos que façam nossos olhos brilhar e que nos encham de alegria e tesão. Os textos que compõem este livro são prova viva de que isso é possível.
Resumo: How can we build another society, another country, another education, another university, if the masters and doctors we form attend countless courses that waste their curiosities and interests? Higher (and Graduate) education is still often medieval. Both in methods and in interpersonal relationships. The educational methods used in several Graduate courses are mostly based on the 'transmission' of knowledge and the treatment of students as ignorant beings: a banking education, as Freire already warned. This book results from a collective adventure that began in a course called Listening, curiosity, and love, taught from the Federal University of Rio de Janeiro, Brazil, in 2022, in an online remote way, and based on active learning methods. The course was open to PhD and master’s students from all over the country, completely free of charge for any of the attendants. The combination of remote/synchronous mode with active learning methods, and a class with students from different areas of knowledge, has enhanced exchanges, meetings, bridges: it expanded the public university beyond its walls! Active learning methods sought to put the interests, and dedication of the students at the center of the educational processes and made the course "hands-on" from its very beginning. Each student had to produce several activities throughout the semester and, from the first meeting, began to build an individual free theme final work, linking their interests and curiosities, and articulating teaching and research. As the presentation form of the final work was decided by each student, there were videos, performances, poems, letters, slides, mini documentaries, as well as 'traditional' academic texts. After the end of the course, some people showed interest in using their works as raw material for the construction of texts to be shared in the format of a book. The tool-book was edited first in Portuguese, native language of all participants. Now, the work has been translated to English and is expanding its dialogue possibilities to other people around the world. Educational methods have never been, are not, and will never be, the sole magic solution to all educational problems. However, when active learning methods, synchronous, live remote teaching, are combined with activities based on the interests and desires of graduate students, we can, with some optimism, stimulate their dreams and contribute to another education and another society. This gives a lot more work to everyone, but it brings meaning, energy, social commitment, and joy. We often feel alone. We do not always have institutional or peer support. But we are not alone. We need to get to know each other, listen to each other, read each other, exchange experiences, and build changes in our daily lives. As small as they are, in the direction of the worlds that make our eyes shine and that fill us with joy and passion. The texts that make up this book are living proof that this is possible.
Palavras-chave: Ensino superior
Sociologia da educação
Práticas pedagógicas
Pós-graduação
Higher education
Sociology of education
Educational practices
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Unidade produtora: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Editora: ComPassos Coletivos
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
eng
Tipo de acesso: Acesso Aberto
ISBN: 9786599133992
9788566398052
Citação: ANDRÉ, Ana Paula et. al. (org.). Metodologias Ativas na Pós-Graduação: escuta, curiosidade e amor. Rio de Janeiro: Compassos Coletivos, 2023.
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

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