Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22313
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moura, Ana Paula de Abreu Costa de | - |
dc.contributor.author | Braz, Isabela Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-11T18:11:13Z | - |
dc.date.available | 2024-01-16T03:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
dc.identifier.citation | BRAZ, Isabela Pereira. Educação de jovens e adultos: uma história de desmonte, lutas e resistências. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22313 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos: uma história de desmonte, lutas e resistências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Marta Lima de | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Adriana Barbosa da | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por objetivo investigar as políticas públicas para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da União e do Estado do Rio de Janeiro, durante o período que antecede aos anos de isolamento social (2020 e 2021), causado pelo vírus da Covid-19 e o período sucessor. Para esse desvelamento, buscaremos compreender a constituição do direito à Educação de Jovens e Adultos a partir de uma perspectiva histórica e do reconhecimento da EJA como uma modalidade de ensino da educação básica, abarcando avanços e retrocessos sobre uma análise de políticas de Estado e de Governo. As questões que orientam essa pesquisa foram: Que disputas e concepções de poder estão presentes em nossa sociedade no tocante à modalidade da EJA? Por que a EJA sempre é pensada sob a ótica da subalternidade? Quais são as especificidades dos sujeitos da EJA? Que políticas públicas podem ser criadas para garantir o acesso e a permanência dos educandos na escola? De que maneira o fechamento de escolas/turmas para EJA no cenário da União e do Estado do RJ revelam um projeto político de desmonte da EJA? O referencial teórico apoiou-se nas contribuições de Freire (2021), Costa e Machado (2017), Moura (2017, 2021), Liguori (2017), entre outros. A análise de dados se deu a partir do levantamento histórico da EJA como uma modalidade de ensino e a partir da perspectiva do Direito à educação. No tocante ao procedimento metodológico usou-se a abordagem quantitativa e qualitativa visando ter uma dimensão mais ampla do contexto atual. Como resultado desse trabalho, observou-se um desmonte progressivo da EJA, seja através da diminuição da oferta de turmas e/ou escolas que ofertam a modalidade, seja pelo incentivo a exames de certificação e a iniciativas de EAD. Destacamos ainda a importância de espaços de organização, como os Fóruns EJA, ao articular sujeitos e ações em defesa do direito à educação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.