Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22313
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoura, Ana Paula de Abreu Costa de-
dc.contributor.authorBraz, Isabela Pereira-
dc.date.accessioned2024-01-11T18:11:13Z-
dc.date.available2024-01-16T03:00:13Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationBRAZ, Isabela Pereira. Educação de jovens e adultos: uma história de desmonte, lutas e resistências. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22313-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: uma história de desmonte, lutas e resistênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Marta Lima de-
dc.contributor.referee2Silva, Adriana Barbosa da-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo investigar as políticas públicas para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da União e do Estado do Rio de Janeiro, durante o período que antecede aos anos de isolamento social (2020 e 2021), causado pelo vírus da Covid-19 e o período sucessor. Para esse desvelamento, buscaremos compreender a constituição do direito à Educação de Jovens e Adultos a partir de uma perspectiva histórica e do reconhecimento da EJA como uma modalidade de ensino da educação básica, abarcando avanços e retrocessos sobre uma análise de políticas de Estado e de Governo. As questões que orientam essa pesquisa foram: Que disputas e concepções de poder estão presentes em nossa sociedade no tocante à modalidade da EJA? Por que a EJA sempre é pensada sob a ótica da subalternidade? Quais são as especificidades dos sujeitos da EJA? Que políticas públicas podem ser criadas para garantir o acesso e a permanência dos educandos na escola? De que maneira o fechamento de escolas/turmas para EJA no cenário da União e do Estado do RJ revelam um projeto político de desmonte da EJA? O referencial teórico apoiou-se nas contribuições de Freire (2021), Costa e Machado (2017), Moura (2017, 2021), Liguori (2017), entre outros. A análise de dados se deu a partir do levantamento histórico da EJA como uma modalidade de ensino e a partir da perspectiva do Direito à educação. No tocante ao procedimento metodológico usou-se a abordagem quantitativa e qualitativa visando ter uma dimensão mais ampla do contexto atual. Como resultado desse trabalho, observou-se um desmonte progressivo da EJA, seja através da diminuição da oferta de turmas e/ou escolas que ofertam a modalidade, seja pelo incentivo a exames de certificação e a iniciativas de EAD. Destacamos ainda a importância de espaços de organização, como os Fóruns EJA, ao articular sujeitos e ações em defesa do direito à educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IBraz.pdf590.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.