Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/22313
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Educação de jovens e adultos: uma história de desmonte, lutas e resistências |
Autor(es)/Inventor(es): | Braz, Isabela Pereira |
Orientador: | Moura, Ana Paula de Abreu Costa de |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo investigar as políticas públicas para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da União e do Estado do Rio de Janeiro, durante o período que antecede aos anos de isolamento social (2020 e 2021), causado pelo vírus da Covid-19 e o período sucessor. Para esse desvelamento, buscaremos compreender a constituição do direito à Educação de Jovens e Adultos a partir de uma perspectiva histórica e do reconhecimento da EJA como uma modalidade de ensino da educação básica, abarcando avanços e retrocessos sobre uma análise de políticas de Estado e de Governo. As questões que orientam essa pesquisa foram: Que disputas e concepções de poder estão presentes em nossa sociedade no tocante à modalidade da EJA? Por que a EJA sempre é pensada sob a ótica da subalternidade? Quais são as especificidades dos sujeitos da EJA? Que políticas públicas podem ser criadas para garantir o acesso e a permanência dos educandos na escola? De que maneira o fechamento de escolas/turmas para EJA no cenário da União e do Estado do RJ revelam um projeto político de desmonte da EJA? O referencial teórico apoiou-se nas contribuições de Freire (2021), Costa e Machado (2017), Moura (2017, 2021), Liguori (2017), entre outros. A análise de dados se deu a partir do levantamento histórico da EJA como uma modalidade de ensino e a partir da perspectiva do Direito à educação. No tocante ao procedimento metodológico usou-se a abordagem quantitativa e qualitativa visando ter uma dimensão mais ampla do contexto atual. Como resultado desse trabalho, observou-se um desmonte progressivo da EJA, seja através da diminuição da oferta de turmas e/ou escolas que ofertam a modalidade, seja pelo incentivo a exames de certificação e a iniciativas de EAD. Destacamos ainda a importância de espaços de organização, como os Fóruns EJA, ao articular sujeitos e ações em defesa do direito à educação. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Política pública COVID-19 Pandemia |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 12-Dez-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | BRAZ, Isabela Pereira. Educação de jovens e adultos: uma história de desmonte, lutas e resistências. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IBraz.pdf | 590.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.