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dc.contributor.advisorXavier, Giseli Pereli de Moura-
dc.contributor.authorCastello, Janilce de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-01-11T18:13:40Z-
dc.date.available2024-01-16T03:00:13Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.citationCASTELLO, Janilce de Oliveira. A perspectiva de gênero e sexualidade na formação de professoras e professores. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22314-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.titleA perspectiva de gênero e sexualidade na formação de professoras e professorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoDialogar sobre as questões de gênero e sexualidade no âmbito educacional ainda gera muito tabu, desafios e exclusões. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo identificar e compreender em que medida um curso de formação de professores em nível superior aborda/inclui o tema gênero, sexualidade e educação no seu currículo e nas suas práticas pedagógicas. A pesquisa teve como referencial teórico os estudos de Louro (1997; 2000; 2004), Butler (1990; 1996; 2003); Scott (1995); Ferrari (2005) Canen (2007; 2008), Ivenicki (2019; 2020), Xavier e Canen (2008), Candau (2000), Gomes (2013), Moreira e Candau (2003) e Furlan e Furlan (2011). Como metodologia optou-se por um estudo de caso, tendo como campo de pesquisa um curso de formação de professores em nível superior, o curso de Pedagogia de uma universidade pública no estado do Rio de Janeiro. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com a diretora Faculdade de Educação, com a coordenadora do curso de Pedagogia, com uma professora e um professor do curso e um questionário aplicado às/aos alunas/os/es do curso. Os dados indicaram que, embora as questões de gênero e sexualidade na escola sejam consideradas temáticas relevantes na formação de professoras/es, a formação das/os alunas/os/es, essa formação ainda se dá de forma pontual e incipiente no referido curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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