Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22314
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Xavier, Giseli Pereli de Moura | - |
dc.contributor.author | Castello, Janilce de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-11T18:13:40Z | - |
dc.date.available | 2024-01-16T03:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.citation | CASTELLO, Janilce de Oliveira. A perspectiva de gênero e sexualidade na formação de professoras e professores. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22314 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.title | A perspectiva de gênero e sexualidade na formação de professoras e professores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Dialogar sobre as questões de gênero e sexualidade no âmbito educacional ainda gera muito tabu, desafios e exclusões. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo identificar e compreender em que medida um curso de formação de professores em nível superior aborda/inclui o tema gênero, sexualidade e educação no seu currículo e nas suas práticas pedagógicas. A pesquisa teve como referencial teórico os estudos de Louro (1997; 2000; 2004), Butler (1990; 1996; 2003); Scott (1995); Ferrari (2005) Canen (2007; 2008), Ivenicki (2019; 2020), Xavier e Canen (2008), Candau (2000), Gomes (2013), Moreira e Candau (2003) e Furlan e Furlan (2011). Como metodologia optou-se por um estudo de caso, tendo como campo de pesquisa um curso de formação de professores em nível superior, o curso de Pedagogia de uma universidade pública no estado do Rio de Janeiro. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com a diretora Faculdade de Educação, com a coordenadora do curso de Pedagogia, com uma professora e um professor do curso e um questionário aplicado às/aos alunas/os/es do curso. Os dados indicaram que, embora as questões de gênero e sexualidade na escola sejam consideradas temáticas relevantes na formação de professoras/es, a formação das/os alunas/os/es, essa formação ainda se dá de forma pontual e incipiente no referido curso. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JCastello.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.