Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22314
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A perspectiva de gênero e sexualidade na formação de professoras e professores
Autor(es)/Inventor(es): Castello, Janilce de Oliveira
Orientador: Xavier, Giseli Pereli de Moura
Resumo: Dialogar sobre as questões de gênero e sexualidade no âmbito educacional ainda gera muito tabu, desafios e exclusões. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo identificar e compreender em que medida um curso de formação de professores em nível superior aborda/inclui o tema gênero, sexualidade e educação no seu currículo e nas suas práticas pedagógicas. A pesquisa teve como referencial teórico os estudos de Louro (1997; 2000; 2004), Butler (1990; 1996; 2003); Scott (1995); Ferrari (2005) Canen (2007; 2008), Ivenicki (2019; 2020), Xavier e Canen (2008), Candau (2000), Gomes (2013), Moreira e Candau (2003) e Furlan e Furlan (2011). Como metodologia optou-se por um estudo de caso, tendo como campo de pesquisa um curso de formação de professores em nível superior, o curso de Pedagogia de uma universidade pública no estado do Rio de Janeiro. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com a diretora Faculdade de Educação, com a coordenadora do curso de Pedagogia, com uma professora e um professor do curso e um questionário aplicado às/aos alunas/os/es do curso. Os dados indicaram que, embora as questões de gênero e sexualidade na escola sejam consideradas temáticas relevantes na formação de professoras/es, a formação das/os alunas/os/es, essa formação ainda se dá de forma pontual e incipiente no referido curso.
Palavras-chave: Formação de professores
Sexualidade
Identidade de gênero
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Dez-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CASTELLO, Janilce de Oliveira. A perspectiva de gênero e sexualidade na formação de professoras e professores. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCastello.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.