Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22324
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Belchor, Ana Paula Victoriano | - |
dc.contributor.author | Cruz, Georgia Pignataro Maruche da | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T11:31:04Z | - |
dc.date.available | 2024-01-20T03:00:15Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22324 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A deslegitimação linguística da leitura e da escrita: uma reflexão sobre o ensino de língua portuguesa e o engessamento textual do sujeito autor e leitor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2742618427072680 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9646476515638530 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2753545864977482 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca, primordialmente, realizar um processo de objetiva reflexão quanto ao ensino de língua portuguesa adotado pelo sistema educacional brasileiro, com ênfase nas consequências causadas pela estruturação da aprendizagem, ou seja, como o ensinar português em sala de aula deslegitima linguisticamente os processos de leitura e de escrita e, também, delimita o processo criativo e autoral do sujeito autor e leitor – o que, verdadeiramente, cria um engessamento textual evidente no desempenho discente nesses contextos. Para tanto, esta proposição acadêmica visa analisar e, sobretudo, debater de forma clara e legítima os entendimentos teóricos e práticos que discutem, com criticidade construtiva, a importância não somente de uma maior valorização da variação da língua portuguesa, mas, também, da autonomia do aluno tal como ser singular. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GPMCruz.pdf | 586.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.