Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/22324
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A deslegitimação linguística da leitura e da escrita: uma reflexão sobre o ensino de língua portuguesa e o engessamento textual do sujeito autor e leitor |
Autor(es)/Inventor(es): | Cruz, Georgia Pignataro Maruche da |
Orientador: | Belchor, Ana Paula Victoriano |
Resumo: | Este trabalho busca, primordialmente, realizar um processo de objetiva reflexão quanto ao ensino de língua portuguesa adotado pelo sistema educacional brasileiro, com ênfase nas consequências causadas pela estruturação da aprendizagem, ou seja, como o ensinar português em sala de aula deslegitima linguisticamente os processos de leitura e de escrita e, também, delimita o processo criativo e autoral do sujeito autor e leitor – o que, verdadeiramente, cria um engessamento textual evidente no desempenho discente nesses contextos. Para tanto, esta proposição acadêmica visa analisar e, sobretudo, debater de forma clara e legítima os entendimentos teóricos e práticos que discutem, com criticidade construtiva, a importância não somente de uma maior valorização da variação da língua portuguesa, mas, também, da autonomia do aluno tal como ser singular. |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Estudo e ensino |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GPMCruz.pdf | 586.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.