Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22325
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dias, Ana Crelia Penha | - |
dc.contributor.author | Netto, Karen Sant'Anna Dias | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T11:41:24Z | - |
dc.date.available | 2024-01-20T03:00:16Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22325 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject | Mulheres na literatura | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.title | A formação do leitor a partir da literatura brasileira decolonial: expressões identitárias e a emancipação do corpo negro feminino através da leitura dos contos "Luamanda" e "O cooper de Cida" de Conceição Evaristo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3509210486494683 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta como tema central a formação do leitor pautada na literatura brasileira decolonial. O corpus de análise envolve dois contos publicados na obra Olhos d’água (2014) de Conceição Evaristo. O objetivo geral refletir a importância de uma literatura negra na educação para identificação cultural dos estudantes a partir da análise de personagens negras femininas centrais das narrativas em estudo. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. A análise das referências bibliográficas reunidas nesta pesquisa nos leva a inferir como a mulher negra se encontra à margem da sociedade e como isso implica na sua autovalorização. Atrelado as questões que fazem parte do cotidiano dos alunos leva a maior identificação e aproveitamento literário. As narrativas de Evaristo nos indicam possibilidades de construção de identidades e narrativas de resistência. Com esses dados, se percebe a importância de romper com o cânone literário brasileiro para identidades dos jovens na educação brasileira. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KSDNetto.pdf | 269.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.