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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A formação do leitor a partir da literatura brasileira decolonial: expressões identitárias e a emancipação do corpo negro feminino através da leitura dos contos "Luamanda" e "O cooper de Cida" de Conceição Evaristo
Autor(es)/Inventor(es): Netto, Karen Sant'Anna Dias
Orientador: Dias, Ana Crelia Penha
Resumo: Esta pesquisa apresenta como tema central a formação do leitor pautada na literatura brasileira decolonial. O corpus de análise envolve dois contos publicados na obra Olhos d’água (2014) de Conceição Evaristo. O objetivo geral refletir a importância de uma literatura negra na educação para identificação cultural dos estudantes a partir da análise de personagens negras femininas centrais das narrativas em estudo. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. A análise das referências bibliográficas reunidas nesta pesquisa nos leva a inferir como a mulher negra se encontra à margem da sociedade e como isso implica na sua autovalorização. Atrelado as questões que fazem parte do cotidiano dos alunos leva a maior identificação e aproveitamento literário. As narrativas de Evaristo nos indicam possibilidades de construção de identidades e narrativas de resistência. Com esses dados, se percebe a importância de romper com o cânone literário brasileiro para identidades dos jovens na educação brasileira.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Decolonialidade
Mulheres na literatura
Mulheres negras
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

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