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http://hdl.handle.net/11422/22346
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pinheiro, Ulysses | - |
dc.contributor.author | Souza, Gabriel Vieira Gronow de Felice | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T18:42:04Z | - |
dc.date.available | 2024-01-21T03:00:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22346 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Magistério | pt_BR |
dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
dc.title | Problema, solução e conceito: a filosofia é convocada a demandar o impossível | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8793951581697655 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7753941357208937 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Daniele | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5334792037905586 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Saturnino, Antônio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8783788325493272 | pt_BR |
dc.description.resumo | Em linhas bastante gerais, este trabalho tem o objetivo de responder a uma única pergunta: “O que é ser um professor de filosofia no Brasil?”. Um erro comum ao se responder esta questão é pular diretamente para sua resposta. Aqui defenderemos a necessidade de uma oxigenação desta pergunta: é necessário que entre o problema e sua solução haja uma melhor formulação da pergunta, de forma a interligar o ensino de filosofia com a disciplina que pretende ensinar. Da mesma forma que seria errado responder a este problema através da mera aplicação de uma didática geral que responde univocamente à forma que o ensino se dá para a disciplina ‘X’ ou ‘Y’, tratar o ensino de filosofia de forma totalmente relativa poderá ocasionar dificuldades metodológicas e problemas graves tanto em sala de aula como fora dela. Para isso, pretendemos retomar a questão mais clássica da filosofia: o que ela seria? Esta questão será a abertura para outras: como se dá seu ensino, como essas duas perguntas se relacionam, o que seria um currículo de filosofia, qual a utilidade da filosofia e qual a sua origem? As respostas às questões base da filosofia são o que poderão garantir uma resposta qualitativa, ao mesmo tempo móvel, porém sem abrir mão dos critérios que garantem uma mínima constituição para a disciplina. Após esta análise, pretendemos retomar as perguntas originais que versam sobre o ensino de filosofia, nos munindo de bibliografias atuais para refletir acerca das possibilidades de uma metodologia de ensino emancipatório de filosofia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Filosofia |
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