Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22348
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Políticas públicas, austeridade fiscal e a evolução da desigualdade racial no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Allan Luiz Ribeiro
Orientador: Silva, Simone Fioritti
Resumo: Debater economia e raça é essencialmente falar sobre desigualdade. Este trabalho entende a desigualdade de renda brasileira intimamente associada às relações sociais observada entre as classes e raças e, assim, à importância de políticas econômicas que tenham isso como referência na tentativa de reduzir tais disparidades. O texto (i) recupera alguns elementos da história brasileira, (ii) apresenta dados que sustentam um perfil de assimetria entre a situação social das etnias brasileiras, (iii) aponta políticas públicas e instituições pautadas na agenda antidiscriminatória e sua eficácia no combate à discriminação racial, e, por fim, (iv) aborda o impacto ocasionado pela contração de gastos do Estado, através da austeridade fiscal, no combate ao racismo e desigualdade racial que afeta a população negra brasileira.
Palavras-chave: Políticas públicas
Austeridade fiscal
Desigualdade racial
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Ago-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PEREIRA, Allan Luiz Ribeiro. Políticas públicas, austeridade fiscal e a evolução da desigualdade racial no Brasil. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALRPereira.pdf439.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.