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http://hdl.handle.net/11422/22349
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Kluge, Denise Cristina | - |
dc.contributor.author | Gomes, Cassiane Santos do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-20T11:17:35Z | - |
dc.date.available | 2024-01-22T03:00:25Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22349 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.title | Reflexões de uma professora sobre a contribuição de jogos digitais no desenvolvimento linguístico de pré-adolescentes brasileiros aprendizes de inglês de um curso de idiomas no Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2854983549253687 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia investiga o uso de jogos digitais online como ferramenta pedagógica para estimular a gamificação no contexto da sala de aula, visando o aprimoramento linguístico de aprendizes pré-adolescentes brasileiros de inglês em um curso de idiomas, a partir das minhas observações em sala de aula como professora e um levantamento bibliográfico sobre pesquisas direcionadas a essa temática. Com essa finalidade, serão analisados os estudos que discutem em suas obras a utilização da gamificação através de jogos na sala de aula de língua inglesa (LEFFA,1998, 2012; WITTKE; 2012, GAZOTTI-VALLIM, 2017), o impacto da gamificação da educação (FADEL et al., 2014), além de um breve levantamento bibliográfico sobre a história dos métodos de ensino de língua estrangeira (LE), (LEFFA, 2012). Ao comparar os pressupostos teóricos dos autores supracitados com as minhas observações acerca dos meus alunos pré-adolescentes, foi possível concluir que a utilização de jogos digitais durante as aulas colaborou para que a aprendizagem da língua inglesa acontecesse de forma mais significativa para os alunos, os resultados indicam um aumento do engajamento dos alunos, assim como uma maior utilização da LE durante as atividades em sala de aula. Assim, a relação entre jogos educativos e a promoção de um ensino crítico de língua inglesa emerge como um campo de estudo relevante, proporcionando diversas perspectivas de análise. Por fim, este trabalho busca refletir sobre estratégias didáticas e metodológicas para a utilização crítica e eficaz de jogos em suas salas de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Letras - Inglês |
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