Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/22349
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Reflexões de uma professora sobre a contribuição de jogos digitais no desenvolvimento linguístico de pré-adolescentes brasileiros aprendizes de inglês de um curso de idiomas no Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Cassiane Santos do Nascimento
Tutor: Kluge, Denise Cristina
Resumen: Esta monografia investiga o uso de jogos digitais online como ferramenta pedagógica para estimular a gamificação no contexto da sala de aula, visando o aprimoramento linguístico de aprendizes pré-adolescentes brasileiros de inglês em um curso de idiomas, a partir das minhas observações em sala de aula como professora e um levantamento bibliográfico sobre pesquisas direcionadas a essa temática. Com essa finalidade, serão analisados os estudos que discutem em suas obras a utilização da gamificação através de jogos na sala de aula de língua inglesa (LEFFA,1998, 2012; WITTKE; 2012, GAZOTTI-VALLIM, 2017), o impacto da gamificação da educação (FADEL et al., 2014), além de um breve levantamento bibliográfico sobre a história dos métodos de ensino de língua estrangeira (LE), (LEFFA, 2012). Ao comparar os pressupostos teóricos dos autores supracitados com as minhas observações acerca dos meus alunos pré-adolescentes, foi possível concluir que a utilização de jogos digitais durante as aulas colaborou para que a aprendizagem da língua inglesa acontecesse de forma mais significativa para os alunos, os resultados indicam um aumento do engajamento dos alunos, assim como uma maior utilização da LE durante as atividades em sala de aula. Assim, a relação entre jogos educativos e a promoção de um ensino crítico de língua inglesa emerge como um campo de estudo relevante, proporcionando diversas perspectivas de análise. Por fim, este trabalho busca refletir sobre estratégias didáticas e metodológicas para a utilização crítica e eficaz de jogos em suas salas de aula.
Materia: Língua inglesa
Estudo e ensino
Jogos digitais
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CSNGomes.pdf485.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.