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http://hdl.handle.net/11422/22363
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Tilio, Rogério Casanovas | - |
dc.contributor.author | Gomes, Arielli Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-22T12:10:33Z | - |
dc.date.available | 2024-01-24T03:00:18Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22363 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Base nacional comum curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.title | A escrita terapêutica na construção de competências linguísticas e socioemocionais: uma proposta pedagógica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4176886574555470 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4834205713396106 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Coachman, Erika de Freitas | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5548436678816856 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Renata Lopes de Almeida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5086034914325268 | pt_BR |
dc.description.resumo | A dissertação aborda a interseção entre competências linguísticas e socioemocionais, e os efeitos benéficos da escrita terapêutica em relação a ambas competências, visando o desenvolvimento integral dos alunos da educação básica. Fundamentada em teorias de Michael White e David Epston (1993), James W. Pennebaker (1997), Ira Progoff (1977) e outros, é discorrido acerca da escrita terapêutica, como o próprio nome indicada, explorada como técnica com fins terapêuticos, combinando psicologia narrativa e práticas linguísticas, sendo estas fundamentais para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Com ênfase na importância da escrita para o desenvolvimento linguístico e socioemocional utiliza-se como arcabouço teórico Lev Vygotsky (2008), Paulo Freire (2005), Mikhail Bakhtin (1976) e Sigmund Freud (2010). A figura do professor como mediador neste processo de escrita é baseado em Vygotsky (1978), enfatizando ainda, a influência do contexto social e cultural no desenvolvimento cognitivo humano. Tangente a isto, é discorrido, acerca da BNCC (2017), documento crucial para integrar competências linguísticas e socioemocionais ao currículo escolar. A metodologia quantitativa proposta é embasada em Karl Pearson (1892), buscando aplicar métodos qualitativos para analisar os efeitos da escrita terapêutica e da linguística no desenvolvimento socioemocional dos alunos, visando, assim, contribuir para uma compreensão mais profunda desta relação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
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