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dc.contributor.advisorTilio, Rogério Casanovas-
dc.contributor.authorGomes, Arielli Costa-
dc.date.accessioned2024-01-22T12:10:33Z-
dc.date.available2024-01-24T03:00:18Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22363-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectBase nacional comum curricular (BNCC)pt_BR
dc.titleA escrita terapêutica na construção de competências linguísticas e socioemocionais: uma proposta pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4176886574555470pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4834205713396106pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Coachman, Erika de Freitas-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5548436678816856pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Renata Lopes de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5086034914325268pt_BR
dc.description.resumoA dissertação aborda a interseção entre competências linguísticas e socioemocionais, e os efeitos benéficos da escrita terapêutica em relação a ambas competências, visando o desenvolvimento integral dos alunos da educação básica. Fundamentada em teorias de Michael White e David Epston (1993), James W. Pennebaker (1997), Ira Progoff (1977) e outros, é discorrido acerca da escrita terapêutica, como o próprio nome indicada, explorada como técnica com fins terapêuticos, combinando psicologia narrativa e práticas linguísticas, sendo estas fundamentais para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Com ênfase na importância da escrita para o desenvolvimento linguístico e socioemocional utiliza-se como arcabouço teórico Lev Vygotsky (2008), Paulo Freire (2005), Mikhail Bakhtin (1976) e Sigmund Freud (2010). A figura do professor como mediador neste processo de escrita é baseado em Vygotsky (1978), enfatizando ainda, a influência do contexto social e cultural no desenvolvimento cognitivo humano. Tangente a isto, é discorrido, acerca da BNCC (2017), documento crucial para integrar competências linguísticas e socioemocionais ao currículo escolar. A metodologia quantitativa proposta é embasada em Karl Pearson (1892), buscando aplicar métodos qualitativos para analisar os efeitos da escrita terapêutica e da linguística no desenvolvimento socioemocional dos alunos, visando, assim, contribuir para uma compreensão mais profunda desta relação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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