Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/22363
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A escrita terapêutica na construção de competências linguísticas e socioemocionais: uma proposta pedagógica
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Arielli Costa
Tutor: Tilio, Rogério Casanovas
Tutor : Coachman, Erika de Freitas
Resumen: A dissertação aborda a interseção entre competências linguísticas e socioemocionais, e os efeitos benéficos da escrita terapêutica em relação a ambas competências, visando o desenvolvimento integral dos alunos da educação básica. Fundamentada em teorias de Michael White e David Epston (1993), James W. Pennebaker (1997), Ira Progoff (1977) e outros, é discorrido acerca da escrita terapêutica, como o próprio nome indicada, explorada como técnica com fins terapêuticos, combinando psicologia narrativa e práticas linguísticas, sendo estas fundamentais para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Com ênfase na importância da escrita para o desenvolvimento linguístico e socioemocional utiliza-se como arcabouço teórico Lev Vygotsky (2008), Paulo Freire (2005), Mikhail Bakhtin (1976) e Sigmund Freud (2010). A figura do professor como mediador neste processo de escrita é baseado em Vygotsky (1978), enfatizando ainda, a influência do contexto social e cultural no desenvolvimento cognitivo humano. Tangente a isto, é discorrido, acerca da BNCC (2017), documento crucial para integrar competências linguísticas e socioemocionais ao currículo escolar. A metodologia quantitativa proposta é embasada em Karl Pearson (1892), buscando aplicar métodos qualitativos para analisar os efeitos da escrita terapêutica e da linguística no desenvolvimento socioemocional dos alunos, visando, assim, contribuir para uma compreensão mais profunda desta relação.
Materia: Linguística
Mediação pedagógica
Base nacional comum curricular (BNCC)
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ACGomes.pdf263.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.