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http://hdl.handle.net/11422/22365
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Matsunaga, Priscila Saemi | - |
dc.contributor.author | Macedo, Jade Miranda Marques | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-22T12:28:56Z | - |
dc.date.available | 2024-01-24T03:00:18Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22365 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teatro do absurdo | pt_BR |
dc.subject | Literatura francesa | pt_BR |
dc.subject | Teatro (literatura) | pt_BR |
dc.title | Os diálogos sem conversa na obra "absurda" O rinoceronte (1959) de Eugène Ionesco | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5096557791990345 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0816443274513730 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ielpo, Rodrigo Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6860125343952901 | pt_BR |
dc.description.resumo | As produções teatrais desenvolvidas no período pós-Segunda Guerra Mundial foram classificadas pelo crítico Martin Esslin (2001) como obras pertencentes ao teatro do absurdo. Para além do conceito filosófico que essa classificação abarca, ela se deu devido a características semelhantes entre as obras desse período de diferentes autores. Dentre elas podemos destacar uma: a derrisão da linguagem, isto é, os dramaturgos considerados pertencentes a esse “movimento” teatral brincavam com a linguagem, trabalhando com ela de forma não usual e esperada dentro de peças teatrais. Este aspecto presente nestas dramaturgias impactou o público ao se deparar com formas de comunicação distintas do que se era esperado. Entre os escritores desse período, destacou-se Eugène Ionesco, que impactou os palcos com várias peças caracterizadas pela derrisão da linguagem como sua marca registrada. Desse modo o objetivo desse trabalho é analisar, na obra mais popular de Ionesco O Rinoceronte (1959), a respeito da derrisão da linguagem a partir dos diálogos estabelecidos e como eles se apresentam, tanto em forma quanto em mensagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Francês |
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