Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22402
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nunes, Daniel Capecchi | - |
dc.contributor.author | Paiva, Thamiris da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T15:17:14Z | - |
dc.date.available | 2024-01-25T03:00:22Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | PAIVA, Thamiris da Silva. A (in)constitucionalidade do ensino domiciliar no Brasil: uma análise à luz do julgamento do RE 888.815/2015. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22402 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação domiciliar | pt_BR |
dc.subject | Homeschooling | pt_BR |
dc.subject | Direito fundamental | pt_BR |
dc.subject | Constitucionalidade | pt_BR |
dc.subject | Supremo Tribunal Federal | pt_BR |
dc.subject | Regulamentação | pt_BR |
dc.subject | Home education | pt_BR |
dc.subject | Fundamental right | pt_BR |
dc.subject | Constitutionality | pt_BR |
dc.subject | Federal Court of Justice | pt_BR |
dc.subject | Regulation | pt_BR |
dc.title | A (in)constitucionalidade do ensino domiciliar no Brasil: uma análise à luz do julgamento do RE 888.815/2015 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4002975313506432 | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino domiciliar vem ganhando crescente notoriedade na sociedade brasileira, principalmente, após se tornar pauta prioritária do governo de Jair Bolsonaro e ter projeto de lei (PL 3.179/12) aprovado na Câmara dos Deputados, em 2022. Para melhor compreender o cenário atual dessa modalidade de ensino, o presente trabalho buscou, primeiramente, pesquisar o seu conceito, observar o seu histórico no Brasil e analisar as normas constitucionais e infraconstitucionais que regulamentam o tema. Em seguida, para entender a constitucionalidade ou não do ensino domiciliar a partir do entendimento do Supremo Tribunal Federal, foram examinados detalhadamente os votos que formaram a decisão do Recurso Extraordinário 888.815/RS, com repercussão geral reconhecida. Por fim, foi verificada a presença de harmonia entre PL 3.179/12 e a referida decisão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TSPaiva.pdf | 469.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.