Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22406
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caixa de conversão brasileira de 1906-1914: criação e descontinuidade
Autor(es)/Inventor(es): Becker, Christian Polo
Orientador: Trebat, Nicholas Miller
Resumo: Este trabalho parte de uma perspectiva econômica e histórica, buscando levantar os possíveis aspectos que resultaram na criação e descontinuação da Caixa de Conversão brasileira. Os principais pontos de foco apresentados na monografia foram a influência teórica metalista e o desejo de se reduzir a volatilidade cambial por parte de grande parcela da população brasileira para a criação da Caixa de Conversão. Em relação aos motivos para a descontinuidade da Caixa de Conversão, em 1914, o trabalho foca na redução dos meios de pagamentos em 1913 e a falta de autonomia monetária. O resultado negativo na Balança de Pagamentos de 1913 em combinação com o mecanismo de funcionamento da Caixa de Conversão, alinhado ao padrão-ouro, gerou redução nos meios de pagamentos. A escassez de moeda para o devido curso das atividades públicas e privadas no país se apresentou como importante fator para a descontinuidade da política.
Palavras-chave: Política monetária
Taxa de câmbio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA MONETARIA E FISCAL
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Ago-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BECKER, Christian Polo. Caixa de conversão brasileira de 1906-1914: criação e descontinuidade. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPBecker.pdf341.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.