Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22408
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Método Montessori: uma abordagem educativa inovadora
Author(s)/Inventor(s): Barros, Marcela Viviane
Advisor: Santos, William Soares dos
Abstract: O campo da educação está em constante evolução com novas formas e meios de proporcionar às crianças experiências de aprendizagem inovadoras. Um método que amplamente conhecido é o método Montessori, que foi desenvolvido no início do século XX pela famosa educadora italiana Maria Montessori. A presente autora desempenhou um papel de forte influência na educação e o seu método continua a ser uma abordagem popular e eficaz para o ensino de crianças. Maria deixou um legado duradouro e seu trabalho continua a inspirar educadores em todo o mundo, despertou reflexões sobre os conteúdos abordados em sala de aula e a contextualização com a prática do (a) professor (a) no âmbito escolar. Aumentou-se assim o interesse em pesquisar acerca dessa temática, diante disso, o objetivo geral do presente estudo foi analisar a entrevista “SALA DE AULA - MONTESSORI”. Foi definido como objetivo específico compreender a aplicação do método montessoriano em ambiente escolar a partir da referida entrevista. A pesquisa teve caráter teórico com revisão de literatura e análise das informações coletadas nessa entrevista a partir da Análise de Conteúdo da Bardin (1977), através das três etapas que são definidas pela autora: A pré – análise; a exploração do material e o tratamento dos dados. Através da análise foi possível compreender o motivo de Maria Montessori e o seu método ainda serem considerados inovadores na área da educação. O método prioriza um ambiente que respeita e valoriza as necessidades individuais de cada ser, permitindo assim que eles sigam seu próprio ritmo de aprendizado.
Keywords: Montessori, Maria 1870-1952
Método Montessori
Métodos de ensino
Educação infantil
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Italiano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MVBarros.pdf192.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.