Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22411
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTilio, Rogério Casanovas-
dc.contributor.authorPereira, Lilian Marques da Silva-
dc.date.accessioned2024-01-24T09:42:21Z-
dc.date.available2024-01-26T03:00:19Z-
dc.date.issued2024-01-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22411-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetramento racialpt_BR
dc.titleMaterial didático com as lentes do letramento racial crítico: um estudo pilotopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4176886574555470pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Coachman, Erika de Freitas-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5548436678816856pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Renata Lopes de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5086034914325268pt_BR
dc.description.resumoO ensino de língua inglesa no Brasil se concentra em métodos voltados para uma cultura diferente da realidade brasileira. O que tem estado em debate no país, são as novas formas de ensino defendidas por Ferreira (2014) como “letramento racial crítico” – uma proposta que defende abordar a construção de ideias sobre raça e racismo dentro de sala de aula, de modo a tornar o ensino mais reflexivo por meio de materiais didáticos com assuntos vindos de nossa própria história, visto que a nossa população tem uma diversidade de culturas. O objetivo desta monografia é através de uma pesquisa qualitativa analisar três capítulos de um livro de gramática da língua inglesa considerado “um best seller” pela universidade de Cambridge, o English Grammar in Use (2019) do autor Raymond Murphy. A análise foi feita a partir dos conceitos de cunho decoloniais (KUMARAVADIVELU, 2016; WA THIONG’O, 1986; FERREIRA, 2014; GOMES, 2012; FLORES & ROSA, 2015, MIGNOLO, 2017). A bibliografia foi utilizada para responder às seguintes questões: até que ponto o material revisado leva à construção de indivíduos críticos? O material dialoga com o cotidiano dos estudantes brasileiros? Seria ideal para sala de aula? Por fim, foi observado que o material analisado segue os modelos tradicionais normativos, os quais perpetuam a neutralidade sem se preocupar com a contextualização do conteúdo abordado nos capítulos do livro, o que gera um distanciamento da abordagem decolonial proposta pelos autores que formam a bibliografia da análise deste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMSPereira.pdf359.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.