Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22411
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tilio, Rogério Casanovas | - |
dc.contributor.author | Pereira, Lilian Marques da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T09:42:21Z | - |
dc.date.available | 2024-01-26T03:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22411 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Letramento racial | pt_BR |
dc.title | Material didático com as lentes do letramento racial crítico: um estudo piloto | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4176886574555470 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Coachman, Erika de Freitas | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5548436678816856 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Renata Lopes de Almeida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5086034914325268 | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de língua inglesa no Brasil se concentra em métodos voltados para uma cultura diferente da realidade brasileira. O que tem estado em debate no país, são as novas formas de ensino defendidas por Ferreira (2014) como “letramento racial crítico” – uma proposta que defende abordar a construção de ideias sobre raça e racismo dentro de sala de aula, de modo a tornar o ensino mais reflexivo por meio de materiais didáticos com assuntos vindos de nossa própria história, visto que a nossa população tem uma diversidade de culturas. O objetivo desta monografia é através de uma pesquisa qualitativa analisar três capítulos de um livro de gramática da língua inglesa considerado “um best seller” pela universidade de Cambridge, o English Grammar in Use (2019) do autor Raymond Murphy. A análise foi feita a partir dos conceitos de cunho decoloniais (KUMARAVADIVELU, 2016; WA THIONG’O, 1986; FERREIRA, 2014; GOMES, 2012; FLORES & ROSA, 2015, MIGNOLO, 2017). A bibliografia foi utilizada para responder às seguintes questões: até que ponto o material revisado leva à construção de indivíduos críticos? O material dialoga com o cotidiano dos estudantes brasileiros? Seria ideal para sala de aula? Por fim, foi observado que o material analisado segue os modelos tradicionais normativos, os quais perpetuam a neutralidade sem se preocupar com a contextualização do conteúdo abordado nos capítulos do livro, o que gera um distanciamento da abordagem decolonial proposta pelos autores que formam a bibliografia da análise deste trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LMSPereira.pdf | 359.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.