Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/22411
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Material didático com as lentes do letramento racial crítico: um estudo piloto
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Lilian Marques da Silva
Tutor: Tilio, Rogério Casanovas
Tutor : Coachman, Erika de Freitas
Resumen: O ensino de língua inglesa no Brasil se concentra em métodos voltados para uma cultura diferente da realidade brasileira. O que tem estado em debate no país, são as novas formas de ensino defendidas por Ferreira (2014) como “letramento racial crítico” – uma proposta que defende abordar a construção de ideias sobre raça e racismo dentro de sala de aula, de modo a tornar o ensino mais reflexivo por meio de materiais didáticos com assuntos vindos de nossa própria história, visto que a nossa população tem uma diversidade de culturas. O objetivo desta monografia é através de uma pesquisa qualitativa analisar três capítulos de um livro de gramática da língua inglesa considerado “um best seller” pela universidade de Cambridge, o English Grammar in Use (2019) do autor Raymond Murphy. A análise foi feita a partir dos conceitos de cunho decoloniais (KUMARAVADIVELU, 2016; WA THIONG’O, 1986; FERREIRA, 2014; GOMES, 2012; FLORES & ROSA, 2015, MIGNOLO, 2017). A bibliografia foi utilizada para responder às seguintes questões: até que ponto o material revisado leva à construção de indivíduos críticos? O material dialoga com o cotidiano dos estudantes brasileiros? Seria ideal para sala de aula? Por fim, foi observado que o material analisado segue os modelos tradicionais normativos, os quais perpetuam a neutralidade sem se preocupar com a contextualização do conteúdo abordado nos capítulos do livro, o que gera um distanciamento da abordagem decolonial proposta pelos autores que formam a bibliografia da análise deste trabalho.
Materia: Língua inglesa
Estudo e ensino
Letramento racial
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 4-ene-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LMSPereira.pdf359.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.