Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22418
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHora, Lorenzo Martins Pompílio da-
dc.contributor.authorSoares, Viviane Ligeiro Macedo-
dc.date.accessioned2024-01-24T15:24:20Z-
dc.date.available2024-01-26T03:00:19Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOARES, Viviane Ligeiro Macedo. O homeschooling no Brasil sob a perspectiva do melhor interesse da criança e do adolescente. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22418-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHomeschoolingpt_BR
dc.subjectMelhor interesse da criança e do adolescentept_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectDireito da Criança e do Adolescentept_BR
dc.subjectBest interest of the childpt_BR
dc.subjectRight to educationpt_BR
dc.subjectChildren's Rightspt_BR
dc.titleO homeschooling no Brasil sob a perspectiva do melhor interesse da criança e do adolescentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9701096886953979pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4579224946816034pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Silva, Sabrina Jiukoski da-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6949173487869193pt_BR
dc.description.resumoO homeschooling é uma modalidade de ensino alternativa à escolarização que permite que os pais se responsabilizem integralmente pela educação dos filhos em casa, sem que haja necessidade de enviá-los à escola. No Brasil, estima-se que cerca de 35 mil famílias praticam esta modalidade hoje. Tendo isso em vista, a presente monografia tem como objetivo verificar se o homeschooling se coaduna com o melhor interesse da criança e do adolescente. Para tanto, adotou-se o método de abordagem dedutivo e a utilização de pesquisa bibliográfica e documental. Para o desenvolvimento da pesquisa, analisou-se o direito à educação e o sistema de proteção da infância e da juventude no ordenamento jurídico brasileiro, bem como observouse casos de famílias brasileiras que educam os filhos em casa e os interesses concorrentes na pauta do homeschooling. Com isso, a partir da análise dos interesses dos pais pelo controle integral sobre o ensino dos filhos, e da compreensão dos interesses e necessidades próprias das crianças e adolescentes na educação, concluiu-se que o homeschooling não atende ao melhor interesse da criança e do adolescente, por não representar a tutela mais efetiva ao direito à educação do menor e representar riscos ao seu pleno desenvolvimento individual e pedagógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VLMSoares.pdf452.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.