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http://hdl.handle.net/11422/22418
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Hora, Lorenzo Martins Pompílio da | - |
dc.contributor.author | Soares, Viviane Ligeiro Macedo | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T15:24:20Z | - |
dc.date.available | 2024-01-26T03:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Viviane Ligeiro Macedo. O homeschooling no Brasil sob a perspectiva do melhor interesse da criança e do adolescente. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22418 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Homeschooling | pt_BR |
dc.subject | Melhor interesse da criança e do adolescente | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Direito da Criança e do Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Best interest of the child | pt_BR |
dc.subject | Right to education | pt_BR |
dc.subject | Children's Rights | pt_BR |
dc.title | O homeschooling no Brasil sob a perspectiva do melhor interesse da criança e do adolescente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9701096886953979 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4579224946816034 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Silva, Sabrina Jiukoski da | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6949173487869193 | pt_BR |
dc.description.resumo | O homeschooling é uma modalidade de ensino alternativa à escolarização que permite que os pais se responsabilizem integralmente pela educação dos filhos em casa, sem que haja necessidade de enviá-los à escola. No Brasil, estima-se que cerca de 35 mil famílias praticam esta modalidade hoje. Tendo isso em vista, a presente monografia tem como objetivo verificar se o homeschooling se coaduna com o melhor interesse da criança e do adolescente. Para tanto, adotou-se o método de abordagem dedutivo e a utilização de pesquisa bibliográfica e documental. Para o desenvolvimento da pesquisa, analisou-se o direito à educação e o sistema de proteção da infância e da juventude no ordenamento jurídico brasileiro, bem como observouse casos de famílias brasileiras que educam os filhos em casa e os interesses concorrentes na pauta do homeschooling. Com isso, a partir da análise dos interesses dos pais pelo controle integral sobre o ensino dos filhos, e da compreensão dos interesses e necessidades próprias das crianças e adolescentes na educação, concluiu-se que o homeschooling não atende ao melhor interesse da criança e do adolescente, por não representar a tutela mais efetiva ao direito à educação do menor e representar riscos ao seu pleno desenvolvimento individual e pedagógico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
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