Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22439
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Monitoramento tecnológico de patentes de biodiesel no Brasil e no mundo
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Mariana Mello Pereira da
Orientador: Araújo, Carla Reis de
Coorientador: Mothé, Cheila Gonçalves
Resumo: A busca por fontes que diminuam a pressão acerca da dependência do petróleo e que emitam menos poluentes no meio ambiente fazem com que os biocombustíveis sejam cada vez mais assunto de discussão no âmbito global. Como exemplo de biocombustível promissor e já utilizado em diversos países, pode-se citar o biodiesel. Este constitui-se de uma mistura de ésteres formados a partir da reação de triglicerídeos com álcool, podendo ser metanol ou etanol, na presença de um catalisador. Com o intuito de perceber a dinâmica do engajamento mundial no que tange à produção de biodiesel, este trabalho objetivou a busca de patentes disponíveis no período de 1963-2012 na base de dados Derwent para avaliar fatores como: número de patentes depositadas ao longo dos anos com relação à produção do biodiesel no Brasil e no mundo, países com maior número de patentes depositadas, perfil dos depositantes (Assignee Name) e tipo de catálise e matérias-primas mais empregadas no processo. Para a busca na base de dados Derwent, utilizou-se as palavras “Biodiesel” e “Biodiesel Production” nos campos “Title” e “Topic”, respectivamente. Como resultado da busca, foram obtidas 179 patentes relacionadas ao assunto. Em relação aos países com maior número de patentes depositadas, os Estados Unidos, China e Brasil ocupam os três primeiros lugares no ranking. Este resultado relacionou-se com os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) já existentes em alguns países e também aos investimentos crescentes nos países pertencentes ao BRICS. A análise do número de patentes ao longo dos anos no mundo reflete a diminuição dos gastos com P&D devido à crise de 2008. Já em relação ao Brasil, os dados encontrados não apresentaram-se de acordo com o esperado, uma vez que, com o lançamento do “Programa Nacional de Produção de Uso do Biodiesel” havia uma expectativa no aumento do número de patentes a partir de 2005, o que não ocorreu neste trabalho. Os parâmetros de processo, catálise e matéria-prima, que apareceram na maioria das patentes encontraram-se de acordo com dados da literatura, ou seja, a catálise homogênea e os óleos vegetais são os mais empregados. Quanto ao perfil dos depositantes das patentes, tem-se a predominância dos pesquisadores, seguido das empresas, Universidades e Institutos de Pesquisa.
Palavras-chave: Biodiesel
Monitoramento tecnológico
Patentes
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::OLEOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Mariana Mello Pereira da. Monitoramento tecnológico de patentes de biodiesel no Brasil e no mundo. 2013. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MMPSilva.pdf589.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.