Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22456
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Amorim, Marcel Alvaro de | - |
dc.contributor.author | Silva, Millena Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T23:02:38Z | - |
dc.date.available | 2024-02-07T03:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22456 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Conceitos de literatura e leitura literária em autobiografias de leitor de professores em formação inicial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3847631843846476 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Márcia de Assis | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0219749315218675 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia tem como objetivo investigar o processo de formação de leitor e da construção da identidade literária por meio da análise de autobiografias de leitor. Especificamente, busca-se compreender as concepções de literatura e leitura literária ressignificadas em autobiografias de leitor de professores em formação no curso de Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os dados foram construídos a partir da análise interpretativista das autobiografias de leitor de professores em formação inicial em uma turma de Didática de Português-Literaturas da Faculdade de Letras da UFRJ, em diálogo com a minha própria experiência em relação ao desenvolvimento do meu processo de formação enquanto leitora literária. Os dados analisados apontam que o desenvolvimento da formação de leitor do indivíduo e da sua identidade literária está relacionado, sobretudo, com o estímulo literário recebido dentro do ambiente familiar, tornando-se esse o espaço de orientação inicial que guiará o caminho literário do indivíduo ainda quando criança. Além disso, a pesquisa aponta para concepções amplas de literatura – da literatura infantojuvenil às literaturas canônicas e de massa – e noções, por vezes, binárias de leitura literária – do ler por prazer à leitura profissional-analítica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MASilva.pdf | 167.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.