Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22456
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAmorim, Marcel Alvaro de-
dc.contributor.authorSilva, Millena Alves da-
dc.date.accessioned2024-02-05T23:02:38Z-
dc.date.available2024-02-07T03:00:20Z-
dc.date.issued2024-01-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22456-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleConceitos de literatura e leitura literária em autobiografias de leitor de professores em formação inicialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3847631843846476pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Márcia de Assis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219749315218675pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo investigar o processo de formação de leitor e da construção da identidade literária por meio da análise de autobiografias de leitor. Especificamente, busca-se compreender as concepções de literatura e leitura literária ressignificadas em autobiografias de leitor de professores em formação no curso de Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os dados foram construídos a partir da análise interpretativista das autobiografias de leitor de professores em formação inicial em uma turma de Didática de Português-Literaturas da Faculdade de Letras da UFRJ, em diálogo com a minha própria experiência em relação ao desenvolvimento do meu processo de formação enquanto leitora literária. Os dados analisados apontam que o desenvolvimento da formação de leitor do indivíduo e da sua identidade literária está relacionado, sobretudo, com o estímulo literário recebido dentro do ambiente familiar, tornando-se esse o espaço de orientação inicial que guiará o caminho literário do indivíduo ainda quando criança. Além disso, a pesquisa aponta para concepções amplas de literatura – da literatura infantojuvenil às literaturas canônicas e de massa – e noções, por vezes, binárias de leitura literária – do ler por prazer à leitura profissional-analítica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MASilva.pdf167.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.