Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22464
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dc.contributor.advisorMartins, Adriana Leitão-
dc.contributor.authorPontara, Ananda de Matos Lamartini-
dc.date.accessioned2024-02-07T13:18:27Z-
dc.date.available2024-02-09T03:00:19Z-
dc.date.issued2024-01-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22464-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua alemãpt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleUm estudo sobre o ensino do perfekt a aprendizes de alemão/L2 falantes de português brasileiro/L1pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3516755675572396pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Matheus Gomes-
dc.description.resumoAspecto diz respeito às diferentes maneiras de se enxergar a constituição temporal interna de uma situação. O aspecto perfect, em particular, revela um intervalo de tempo existente entre dois pontos no tempo. Pode-se classificar este aspecto em universal (PU) ou existencial (PE). Em relação às suas definições, quando associados ao tempo presente, o PU é descrito como uma situação passada que perdura no presente, e o PE é relacionado a uma situação finalizada no passado, mas que produz efeitos ainda percebidos no presente. O objetivo geral deste trabalho foi contribuir para a discussão acerca do processo de ensino-aprendizagem das formas verbais na L2. O objetivo específico é descrever como manuais de ensino de alemão L2 de nível inicial para falantes de português brasileiro L1 contemplam o ensino da forma verbal da forma verbal “Perfekt”. Formulou-se a seguinte hipótese: a descrição de “Perfekt” nos materiais de alemão como L2 para aprendizes do português brasileiro de nível iniciante (A1-A2) contempla todos os valores aspectuais dessa forma verbal descritos na literatura linguística. Para tanto, analisaram-se os manuais Menschen A1.1 e DaF A1. A análise do material didático revelou que a apresentação do ‘Perfekt’ ao aprendiz apresenta as seguintes características: 1) enfoque morfológico da forma verbal que classicamente veicula tal aspecto (haben/sein + particípio), 2) ausência de pormenorização das diferentes leituras temporo-aspectuais veiculadas por tal forma, 3) ausência de apresentação de outras morfologias que também podem veicular o perfect enquanto aspecto. Dessa forma, a partir dos resultados, pode-se afirmar que a hipótese inicialmente formulada foi refutada, visto que a descrição de “Perfekt” nos materiais de alemão L2 para consultados não contempla todos os valores aspectuais dessa forma verbal descritos na literatura linguística.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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