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http://hdl.handle.net/11422/22464
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Martins, Adriana Leitão | - |
dc.contributor.author | Pontara, Ananda de Matos Lamartini | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-07T13:18:27Z | - |
dc.date.available | 2024-02-09T03:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22464 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua alemã | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre o ensino do perfekt a aprendizes de alemão/L2 falantes de português brasileiro/L1 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3516755675572396 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alves, Matheus Gomes | - |
dc.description.resumo | Aspecto diz respeito às diferentes maneiras de se enxergar a constituição temporal interna de uma situação. O aspecto perfect, em particular, revela um intervalo de tempo existente entre dois pontos no tempo. Pode-se classificar este aspecto em universal (PU) ou existencial (PE). Em relação às suas definições, quando associados ao tempo presente, o PU é descrito como uma situação passada que perdura no presente, e o PE é relacionado a uma situação finalizada no passado, mas que produz efeitos ainda percebidos no presente. O objetivo geral deste trabalho foi contribuir para a discussão acerca do processo de ensino-aprendizagem das formas verbais na L2. O objetivo específico é descrever como manuais de ensino de alemão L2 de nível inicial para falantes de português brasileiro L1 contemplam o ensino da forma verbal da forma verbal “Perfekt”. Formulou-se a seguinte hipótese: a descrição de “Perfekt” nos materiais de alemão como L2 para aprendizes do português brasileiro de nível iniciante (A1-A2) contempla todos os valores aspectuais dessa forma verbal descritos na literatura linguística. Para tanto, analisaram-se os manuais Menschen A1.1 e DaF A1. A análise do material didático revelou que a apresentação do ‘Perfekt’ ao aprendiz apresenta as seguintes características: 1) enfoque morfológico da forma verbal que classicamente veicula tal aspecto (haben/sein + particípio), 2) ausência de pormenorização das diferentes leituras temporo-aspectuais veiculadas por tal forma, 3) ausência de apresentação de outras morfologias que também podem veicular o perfect enquanto aspecto. Dessa forma, a partir dos resultados, pode-se afirmar que a hipótese inicialmente formulada foi refutada, visto que a descrição de “Perfekt” nos materiais de alemão L2 para consultados não contempla todos os valores aspectuais dessa forma verbal descritos na literatura linguística. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Alemão |
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