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http://hdl.handle.net/11422/22464
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Um estudo sobre o ensino do perfekt a aprendizes de alemão/L2 falantes de português brasileiro/L1 |
Autor(es)/Inventor(es): | Pontara, Ananda de Matos Lamartini |
Orientador: | Martins, Adriana Leitão |
Resumo: | Aspecto diz respeito às diferentes maneiras de se enxergar a constituição temporal interna de uma situação. O aspecto perfect, em particular, revela um intervalo de tempo existente entre dois pontos no tempo. Pode-se classificar este aspecto em universal (PU) ou existencial (PE). Em relação às suas definições, quando associados ao tempo presente, o PU é descrito como uma situação passada que perdura no presente, e o PE é relacionado a uma situação finalizada no passado, mas que produz efeitos ainda percebidos no presente. O objetivo geral deste trabalho foi contribuir para a discussão acerca do processo de ensino-aprendizagem das formas verbais na L2. O objetivo específico é descrever como manuais de ensino de alemão L2 de nível inicial para falantes de português brasileiro L1 contemplam o ensino da forma verbal da forma verbal “Perfekt”. Formulou-se a seguinte hipótese: a descrição de “Perfekt” nos materiais de alemão como L2 para aprendizes do português brasileiro de nível iniciante (A1-A2) contempla todos os valores aspectuais dessa forma verbal descritos na literatura linguística. Para tanto, analisaram-se os manuais Menschen A1.1 e DaF A1. A análise do material didático revelou que a apresentação do ‘Perfekt’ ao aprendiz apresenta as seguintes características: 1) enfoque morfológico da forma verbal que classicamente veicula tal aspecto (haben/sein + particípio), 2) ausência de pormenorização das diferentes leituras temporo-aspectuais veiculadas por tal forma, 3) ausência de apresentação de outras morfologias que também podem veicular o perfect enquanto aspecto. Dessa forma, a partir dos resultados, pode-se afirmar que a hipótese inicialmente formulada foi refutada, visto que a descrição de “Perfekt” nos materiais de alemão L2 para consultados não contempla todos os valores aspectuais dessa forma verbal descritos na literatura linguística. |
Palavras-chave: | Língua alemã Estudo e ensino Ensino e aprendizagem |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 29-Jan-2024 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Alemão |
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