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dc.contributor.advisorTigre, Paulo Bastos-
dc.contributor.authorNoronha, Vitor Branco-
dc.date.accessioned2017-06-12T19:02:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:42Z-
dc.date.issued2011-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2247-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDitribuição de frequênciapt_BR
dc.subjectEconomia do conhecimentopt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectIndústria de tecnologiapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectPropriedade intelectualpt_BR
dc.titleA economia do conhecimento: como o novo paradigma tecnológico afetou os negócios do século XXI: o caso Googlept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4463491768068518pt_BR
dc.contributor.referee1Rovere, Renata Lèbre La-
dc.contributor.referee2Rocha, Carlos Frederico Leão-
dc.description.resumoVersa sobre a ascensão da economia do conhecimento e seus desdobramentos sobre a economia e o ambiente de negócios do século XXI, tendo como estudo de caso o Google, escolhido por ser a empresa que introduziu inovações importantes, que influenciaram não só a indústria de tecnologia, mas também uma gama de novos negócios na internet. O objetivo é demonstrar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), conseguiram se expandir para todo o tecido econômico e como isso resultou na ascensão dos mercados de nicho que até então não eram explorados pelas grandes empresas oligopolistas do paradigma fordista-taylorista do século XX. Para tanto, é feita uma revisão do contexto histórico, institucional e tecnológico que permeou as firmas com a inserção das TIC elevando o conhecimento ao cargo de principal insumo da nova economia. Para fundamentar o entendimento do novo paradigma, é feito também um estudo sobre os principais conceitos que norteiam a economia do conhecimento como a ascensão da microeletrônica e da Lei de Moore e suas conseqüências sobre o tripé da economia digital; o desenvolvimento das economias de redes; a propriedade intelectual; a influência das TIC sobre os custos de transação e a oportunidade que a tecnologia trouxe para exploração econômica dos mercados de nicho. Por fim, é apresentado em detalhes qual foi a contribuição trazida pelo Google em termos tecnológicos – através do algoritmo lógico-matemático Pagerank e das ferramentas publicitárias Adwords e Adsense – mas principalmente no que tange seu modelo de negócios que permitiu a fragmentação dos mercados de massa no que se convencionou chamar de teoria da Cauda Longa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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