Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2247
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A economia do conhecimento: como o novo paradigma tecnológico afetou os negócios do século XXI: o caso Google
Author(s)/Inventor(s): Noronha, Vitor Branco
Advisor: Tigre, Paulo Bastos
Abstract: Versa sobre a ascensão da economia do conhecimento e seus desdobramentos sobre a economia e o ambiente de negócios do século XXI, tendo como estudo de caso o Google, escolhido por ser a empresa que introduziu inovações importantes, que influenciaram não só a indústria de tecnologia, mas também uma gama de novos negócios na internet. O objetivo é demonstrar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), conseguiram se expandir para todo o tecido econômico e como isso resultou na ascensão dos mercados de nicho que até então não eram explorados pelas grandes empresas oligopolistas do paradigma fordista-taylorista do século XX. Para tanto, é feita uma revisão do contexto histórico, institucional e tecnológico que permeou as firmas com a inserção das TIC elevando o conhecimento ao cargo de principal insumo da nova economia. Para fundamentar o entendimento do novo paradigma, é feito também um estudo sobre os principais conceitos que norteiam a economia do conhecimento como a ascensão da microeletrônica e da Lei de Moore e suas conseqüências sobre o tripé da economia digital; o desenvolvimento das economias de redes; a propriedade intelectual; a influência das TIC sobre os custos de transação e a oportunidade que a tecnologia trouxe para exploração econômica dos mercados de nicho. Por fim, é apresentado em detalhes qual foi a contribuição trazida pelo Google em termos tecnológicos – através do algoritmo lógico-matemático Pagerank e das ferramentas publicitárias Adwords e Adsense – mas principalmente no que tange seu modelo de negócios que permitiu a fragmentação dos mercados de massa no que se convencionou chamar de teoria da Cauda Longa.
Keywords: Ditribuição de frequência
Economia do conhecimento
Inovações tecnológicas
Indústria de tecnologia
Tecnologia da informação
Propriedade intelectual
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Apr-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VBNoronha.pdf965.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.