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dc.contributor.advisorCorpas, Danielle dos Santos-
dc.contributor.authorMarques, Maria Roselene Soares-
dc.date.accessioned2024-02-21T12:08:17Z-
dc.date.available2024-02-23T03:00:20Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22506-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectDireito à literaturapt_BR
dc.titleA formação do leitor cego e o acesso a bibliotecaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1496845209341819pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1577712672749432pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Santos, Flavia Ferreira dos-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8248295464551340pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo destacar os principais obstáculos que circundam a formação do leitor com deficiência visual. O intuito é demonstrar que, apesar das muitas evoluções obtidas no âmbito da leitura, o convívio com textos acessíveis e de qualidade ainda figura como lacuna na formação do leitor cego. A metodologia aplicada na pesquisa tem caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. A monografia divide-se em 5 capítulos, os quais evidenciam, por diferentes ângulos, a precariedade que permeia a formação desses leitores. A fim de romper com essas insuficiências, busca-se destacar estratégias e recursos que subsidiem a formação desses leitores, tornando esse processo completo e eficiente. Além de investigação bibliográfica, o estudo contou também com elaboração e aplicação de questionário de pesquisa acerca do tema, respondido por 14 pessoas com deficiência visual. Ademais, foi realizado também um estudo de caso na Biblioteca José de Alencar da Faculdade de Letras da UFRJ, efetivado através de visita ao local e entrevista com a bibliotecária chefe. Espera-se que este trabalho possa atuar como contribuição nas áreas da inclusão, da educação e da literatura, possibilitando um olhar sobre o tema, gerando nos profissionais envolvidos direta e indiretamente com a formação do leitor cego reflexões que promovam mudanças necessárias para um movimento de inclusão real e eficaz, no qual todos possam acessar, de igual maneira, a leitura literária. Afinal, a literatura é um direito de todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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