Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/22506
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Corpas, Danielle dos Santos | - |
dc.contributor.author | Marques, Maria Roselene Soares | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-21T12:08:17Z | - |
dc.date.available | 2024-02-23T03:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22506 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Direito à literatura | pt_BR |
dc.title | A formação do leitor cego e o acesso a bibliotecas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1496845209341819 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1577712672749432 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Santos, Flavia Ferreira dos | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8248295464551340 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia tem como objetivo destacar os principais obstáculos que circundam a formação do leitor com deficiência visual. O intuito é demonstrar que, apesar das muitas evoluções obtidas no âmbito da leitura, o convívio com textos acessíveis e de qualidade ainda figura como lacuna na formação do leitor cego. A metodologia aplicada na pesquisa tem caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. A monografia divide-se em 5 capítulos, os quais evidenciam, por diferentes ângulos, a precariedade que permeia a formação desses leitores. A fim de romper com essas insuficiências, busca-se destacar estratégias e recursos que subsidiem a formação desses leitores, tornando esse processo completo e eficiente. Além de investigação bibliográfica, o estudo contou também com elaboração e aplicação de questionário de pesquisa acerca do tema, respondido por 14 pessoas com deficiência visual. Ademais, foi realizado também um estudo de caso na Biblioteca José de Alencar da Faculdade de Letras da UFRJ, efetivado através de visita ao local e entrevista com a bibliotecária chefe. Espera-se que este trabalho possa atuar como contribuição nas áreas da inclusão, da educação e da literatura, possibilitando um olhar sobre o tema, gerando nos profissionais envolvidos direta e indiretamente com a formação do leitor cego reflexões que promovam mudanças necessárias para um movimento de inclusão real e eficaz, no qual todos possam acessar, de igual maneira, a leitura literária. Afinal, a literatura é um direito de todos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Letras - Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MRSMarques.pdf | 314.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.