Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22506
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A formação do leitor cego e o acesso a bibliotecas
Autor(es)/Inventor(es): Marques, Maria Roselene Soares
Orientador: Corpas, Danielle dos Santos
Coorientador: Santos, Flavia Ferreira dos
Resumo: A presente monografia tem como objetivo destacar os principais obstáculos que circundam a formação do leitor com deficiência visual. O intuito é demonstrar que, apesar das muitas evoluções obtidas no âmbito da leitura, o convívio com textos acessíveis e de qualidade ainda figura como lacuna na formação do leitor cego. A metodologia aplicada na pesquisa tem caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. A monografia divide-se em 5 capítulos, os quais evidenciam, por diferentes ângulos, a precariedade que permeia a formação desses leitores. A fim de romper com essas insuficiências, busca-se destacar estratégias e recursos que subsidiem a formação desses leitores, tornando esse processo completo e eficiente. Além de investigação bibliográfica, o estudo contou também com elaboração e aplicação de questionário de pesquisa acerca do tema, respondido por 14 pessoas com deficiência visual. Ademais, foi realizado também um estudo de caso na Biblioteca José de Alencar da Faculdade de Letras da UFRJ, efetivado através de visita ao local e entrevista com a bibliotecária chefe. Espera-se que este trabalho possa atuar como contribuição nas áreas da inclusão, da educação e da literatura, possibilitando um olhar sobre o tema, gerando nos profissionais envolvidos direta e indiretamente com a formação do leitor cego reflexões que promovam mudanças necessárias para um movimento de inclusão real e eficaz, no qual todos possam acessar, de igual maneira, a leitura literária. Afinal, a literatura é um direito de todos.
Palavras-chave: Formação de leitores
Inclusão social
Direito à literatura
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRSMarques.pdf314.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.