Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2252
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Painel das unidades de conservação no município do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Cavalcanti, Camila da Costa
Tutor: Cruz, Carla Bernadete Madureira
Tutor : Almeida, Paula Maria Moura de
Resumen: A cidade do Rio de Janeiro se desenvolveu ocupando diversas áreas como brejos e mangues, que posteriormente foram aterradas para comportar o crescimento urbano e se adequar aos valores necessários para uma capital. No século XIX a cidade passava por falta de abastecimento de água devido às grandes destruições das áreas de Mata Atlântica existentes no período, com isso foram criadas as primeiras unidades de proteção ambiental e áreas de reflorestamento com objetivo de proteger essas encostas que continham nascentes de água que abasteciam a cidade. Muitas políticas ambientais foram sendo introduzidas no município com o passar da história. Uma delas foi a Lei 9.985/00 que define o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) que propõe a união das Unidades de Conservação (UC) de âmbito federal, estadual e municipal, e têm como papel principal dar subsídios para o planejamento, criação e manejo de forma integrada as UCs. Dessa forma, o presente trabalho objetiva analisar quantitativa e qualitativamente a espacialização das UCs de diferentes esferas governamentais no município do Rio de Janeiro, utilizando como base para a análise dados federais, estaduais e municipais sobre as unidades de conservação presentes no limite do município do Rio de Janeiro, além de dados complementares de outras fontes bibliográficas.
Materia: Unidade de conservação
Manejo
Rio de Janeiro (RJ)
Geoprocessamento
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOMORFOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CAVALCANTI, Camila da Costa. Painel das unidades de conservação no município do Rio de Janeiro. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_CamilaCavalcanti.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.