Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22536
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O profissional de enfermagem e a habilidade de amar: revisão de escopo
Autor(es)/Inventor(es): Montes, Sarah Helena Silva
Orientador: Guilherme, Caroline
Coorientador: Tavares, Cássia Quelho
Resumo: Introdução: Seria impossível viver sem o cuidado ao próximo. Desde a concepção do ventre materno, o cuidado se faz presente para que assim seja possível sobreviver, desenvolver e criar habilidades culturais, através do amor e da ternura, sendo a ternura, considerada um modo de ser, um item essencial. Logo, o cuidado e a ternura são expressões do amor, não apenas vivida isoladamente, mas sim, vivida de uma forma nítida e significativa (SALCEDO, 2018). O significado de amor dentro da enfermagem e da obstetrícia, configura-se em uma responsabilidade moral, que pode ser entendida como uma forma de amor que possui potencial para florescer, onde o enfermeiro realiza o cuidado de uma forma responsável, entendendo que este sentimento é integral ao cuidado. Visto que, a partir do momento que o enfermeiro tem a ciência do cuidado que será realizado ele mergulha profundamente em técnicas, prezando a melhor forma de realizá-lo com responsabilidade e segurança (FITZGERALD, 2005). Estas informações despertaram o interesse nos autores em pesquisar afundo qual a relação entre o cuidado de enfermagem baseado no amor. Objetivo: Analisar como o amor é abordado por enfermeiros na assistência de enfermagem. Resultados: O amor na assistência de enfermagem envolve uma série de fatores que são relevantes para esta prática, dentre elas a comunicação; responsabilidade, benevolência, atenção e preocupação, respeito e compreensão do outro como ser humano, independentemente das consequências negativas para si; há também o conceito do amor compassivo, amor altruísta e a caridade. O amor não pode ser ensinado de forma técnica pois é uma habilidade ser desenvolvida ao longo das experiências pessoais e profissionais. Conclusão: Com base no estudo foi possível identificar que para realizar a abordagem do cuidado evidenciando o amor, é indispensável estabelecer uma relação/comunicação entre paciente e enfermeiro, pois a partir dessa situação, o profissional será capaz de criar um vínculo e confiança com o paciente e então será praticável o cuidado baseado no amor.
Palavras-chave: Amor
Enfermeiros
Cuidados de enfermagem
Love
Nurses
Nursing care
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Unidade produtora: Instituto de Enfermagem
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Restrito
Citação: MONTES, Sarah Helena Silva. O profissional de enfermagem e a habilidade de amar: revisão de escopo. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SHSMontes.pdf394.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.