Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22554
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Reflexos digitais: padrões de beleza, saúde mental e experiências de mulheres negras com a imagem corporal nas redes sociais
Author(s)/Inventor(s): Lopes, Mariana da Silva
Advisor: Pinho, Adriana de Araujo
Abstract: O avanço tecnológico trouxe diversas mudanças no cotidiano das pessoas, principalmente nas redes sociais. Enquanto as plataformas de mídias sociais possibilitam conexões e acesso à conteúdo, estudos indicam que há uma grande exposição a padrões de beleza hegemônicos que podem impactar a saúde mental das mulheres de diversas formas, particularmente de mulheres negras devido ao racismo que estrutura as relações e normas sociais. Objetivo: Analisar a relação entre os padrões normativos de beleza nas redes sociais e sua influência na saúde mental de mulheres negras. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão narrativa da literatura. Foram utilizadas quatro bases de dados: PsycINFO (APA), Scopus, ScienceDirect e Portal Regional da BVS, utilizando a combinação dos descritores relacionados à imagem corporal, beleza, redes sociais, saúde mental e mulheres negras. Na estratégia de busca foram elaboradas 12 sintaxes para cada base de dados, considerando suas particularidades. Resultados: No total, foram selecionados 1.059 estudos, sendo 1.055 excluídos por conta de duplicidades e não adequação aos critérios de inclusão. Apenas quatro materiais foram incluídos para análise, mas somente três foram acessíveis e analisados. Os estudos analisados discorreram sobre como a exposição aos padrões hegemônicos de beleza veiculados nas redes sociais pode aumentar a insatisfação corporal entre mulheres negras e, consequentemente, propiciar ou exacerbar problemas de saúde mental. A manipulação e investimento em fotos tem impactos negativos na autoestima de mulheres negras. Por outro lado, seguir pessoas do mesmo grupo racial contribuiu para a auto-apreciação corporal. Conclusão: A interação entre cultura e pressões estéticas desempenham um papel significativo nas experiências individuais e coletivas, e construção das subjetividades. A exposição contínua a padrões de beleza presentes nas plataformas, altamente visuais, pode ter um impacto negativo na autoestima dessas mulheres, levando a comparação e insatisfação com sua aparência. Dessa forma, as análises evidenciam que esses padrões normativos de beleza nas redes sociais têm implicações significativas na saúde mental de mulheres negras.
Keywords: Rede social
Imagem corporal
Beleza
Saúde mental
Normas sociais
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Jan-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LOPES, Mariana da Silva. Reflexos digitais: padrões de beleza, saúde mental e experiências de mulheres negras com a imagem corporal nas redes sociais. 2024. 55 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MSLopes.pdf301.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.