Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2257
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O desenvolvimento linguístico e educacional de uma menina recém-implantada: um estudo de caso
Author(s)/Inventor(s): Silva, Maria de Fátima Costa
Advisor: Kelman, Celeste Azulay
Abstract: Observa as questões de leitura e escrita de pacientes implantados ou usuários de prótese auditiva. A pesquisa aqui desenvolvida, de cunho qualitativo, teve como objetivo analisar se a cirurgia de implante coclear seguida de terapia fonoaudiológica associada ao atendimento educacional especializado auxilia o letramento e a aprendizagem da língua portuguesa. A pesquisa tem o perfil metodológico de observação participante e pesquisa-ação. Foi realizada a partir de um estudo de caso de uma menina de quatro anos recém-implantada no Hospital Universitário, com o intuito de estudar e retratar se a cirurgia de implante coclear e o adequado acompanhamento pós-cirúrgico auxiliam o letramento e de que forma contribui para o desenvolvimento linguístico de uma menina surda em fase pré-escolar. Após ter sido implantada, a referida menina passou a ter atendimento sistemático de fonoaudiologia. A pesquisa foi efetuada ao longo dos meses: abril, julho, agosto, setembro, outubro e novembro do ano de 2016. Este estudo monográfico iniciou-se a partir da autorização dos responsáveis da criança, da equipe médica e da fonoaudióloga que a atende há mais de um ano. Para embasar o mesmo, foram feitos atendimentos pedagógicos, fonoaudiológico e estimulação precoce com o objetivo de avaliar os processos de aquisição de conhecimento nessa menina, ainda relativamente nova. O estudo buscou avaliar se a menina pode se desenvolver mais rapidamente, com os apoios sistemáticos de fonoaudiologia e do atendimento educacional especializado,comprovando a importância da plasticidade neuronal.
Keywords: Letramento
Implante coclear
Desenvolvimento linguístico
Linguagem
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Feb-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Maria de Fatima Costa. O desenvolvimento linguístico e educacional de uma menina recém-implantada: um estudo de caso. 2017. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFCSilva.pdf1,62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.