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http://hdl.handle.net/11422/22592
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Delgado, Adriana Patricio | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Alice Corrêa Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-20T13:20:12Z | - |
dc.date.available | 2024-03-22T03:00:21Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22592 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Perfil docente | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre o perfil docente dos colégios-cursinho em Jacarepaguá: marcas de uma profissionalidade atravessada pelo neoliberalismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3452395410993289 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5953280502178812 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho se propõe a investigar o perfil de professores que atuam no Ensino Médio em colégios-cursinho da região de Jacarepaguá. A motivação nasce a partir da observação do crescimento avassalador dos colégios oriundos de cursos preparatórios para vestibulares em Jacarepaguá. Busca-se como traçar um arquétipo do professor prototípico dos colégios-cursinho, a partir da visão dos próprios docentes, considerando o modo como percebem sua atividade profissional e as condições em que desenvolvem seu trabalho. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: quais são os pontos consonantes e dissonantes entre o grupo de professores no que se refere às percepções sobre a docência e às condições para o desenvolvimento de sua atividade profissional nos colégios pesquisados? Por meio de um questionário online, foram coletados dados relativos à identidade pessoal e profissional dos docentes com perguntas que abordam as categorias de gênero, raça, faixa etária, bem como às formações, concepções e práticas docentes, nível de satisfação e condições de trabalho, além do posicionamento político frente às ideologias mercadológicas e ferramentas digitais que influenciam significativamente o cotidiano da sala de aula, especialmente, na esfera privada. Os dados foram analisados quantitativa e qualitativamente no cotejo com as informações extraídas dos sites dos colégios-cursinho e com os conceitos fundamentados nos respectivos autores: i) Pérez Gómez (2001) pela categoria cultura docente problematiza as formas de organização escolar no contexto da sociedade neoliberal e a mercantilização do ensino; ii) Lückman (1995) descreve o surgimento das práticas dos professores de cursos pré-vestibulares prototípicos, levantando suas principais características e implicações no mercado da educação privada; iii) Rêses (2013) discute a perspectiva da docência tensionada entre vocação ou profissão e, ainda, a teoria da proletarização docente. Como resultados obtidos conclui-se que os professores são predominantemente do gênero masculino e indicaram “competente, dinâmico e acolhedor” as principais características para o perfil docente desejável. Com relação às práticas, a maioria prioriza metodologias objetivas e passivas para os alunos, e a relação professor-aluno é estabelecida de forma afetuosa e não- arbitrária. Constata-se um número significativo de profissionais com vínculo empregatício informal. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Francês |
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