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http://hdl.handle.net/11422/22592
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Um estudo sobre o perfil docente dos colégios-cursinho em Jacarepaguá: marcas de uma profissionalidade atravessada pelo neoliberalismo |
Autor(es)/Inventor(es): | Barbosa, Alice Corrêa Gomes |
Orientador: | Delgado, Adriana Patricio |
Resumo: | O presente trabalho se propõe a investigar o perfil de professores que atuam no Ensino Médio em colégios-cursinho da região de Jacarepaguá. A motivação nasce a partir da observação do crescimento avassalador dos colégios oriundos de cursos preparatórios para vestibulares em Jacarepaguá. Busca-se como traçar um arquétipo do professor prototípico dos colégios-cursinho, a partir da visão dos próprios docentes, considerando o modo como percebem sua atividade profissional e as condições em que desenvolvem seu trabalho. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: quais são os pontos consonantes e dissonantes entre o grupo de professores no que se refere às percepções sobre a docência e às condições para o desenvolvimento de sua atividade profissional nos colégios pesquisados? Por meio de um questionário online, foram coletados dados relativos à identidade pessoal e profissional dos docentes com perguntas que abordam as categorias de gênero, raça, faixa etária, bem como às formações, concepções e práticas docentes, nível de satisfação e condições de trabalho, além do posicionamento político frente às ideologias mercadológicas e ferramentas digitais que influenciam significativamente o cotidiano da sala de aula, especialmente, na esfera privada. Os dados foram analisados quantitativa e qualitativamente no cotejo com as informações extraídas dos sites dos colégios-cursinho e com os conceitos fundamentados nos respectivos autores: i) Pérez Gómez (2001) pela categoria cultura docente problematiza as formas de organização escolar no contexto da sociedade neoliberal e a mercantilização do ensino; ii) Lückman (1995) descreve o surgimento das práticas dos professores de cursos pré-vestibulares prototípicos, levantando suas principais características e implicações no mercado da educação privada; iii) Rêses (2013) discute a perspectiva da docência tensionada entre vocação ou profissão e, ainda, a teoria da proletarização docente. Como resultados obtidos conclui-se que os professores são predominantemente do gênero masculino e indicaram “competente, dinâmico e acolhedor” as principais características para o perfil docente desejável. Com relação às práticas, a maioria prioriza metodologias objetivas e passivas para os alunos, e a relação professor-aluno é estabelecida de forma afetuosa e não- arbitrária. Constata-se um número significativo de profissionais com vínculo empregatício informal. |
Palavras-chave: | Professores Perfil docente |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Francês |
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